Relato de experiência: abordagem lúdica sobre dengue para crianças de uma escola

Emanuelle Oliveira Lemos, Dyndara Rodrigues Pedrosa, Perla Suely Gaia Raniéri, Cláudio Alan Oliveira da Rosa, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O controle proposto pelo Programa Nacional de Controle da Dengue destaca a integração das ações realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o desenvolvimento de campanhas de informação e obilização para a comunidade com a finalidade de combater os criadouros do vetor.

Objetivos: Proporcionar as crianças de uma escola de ensino fundamental municipal, de forma lúdica, conhecimento sobre a definição, vetor, transmissão, manifestação e principalmente formas de prevenção contra a dengue e seus criadouros.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizados dois dias de ação. No primeiro, 87 crianças entre 6 e 12 anos participaram de algumas atividades lúdicas. A princípio foi realizado um teatro de fantoches para elucidar: vetor, agente etiológico, transmissão, manifestação clínica e prevenção da dengue. Em seguida foi distribuído material didático para pintura que retratavam as formas do mosquito Aedes aegypti. No dia seguinte, as crianças trouxeram de suas casas objetos que indicavam foco de criadouro, como garrafas pet e pratinhos de plantas, mostrando que compreenderam as informações ministradas no dia anterior. Por fim, foi indicado de forma simples o destino correto dos objetos para evitar formação de criadouros.

Resultados: Todas as crianças que estavam presentes na realização do teatro de fantoches mostraram-se interessadas na prática lúdica. Algumas crianças foram convidadas a participarem de forma direta a dialogar com os fantoches, mostrando assim que a integração entre saúde e educação foi alcançada através de métodos lúdicos. Ao final da apresentação, todas as crianças receberam o material didático de pintura sobre a dengue. No dia seuinte 80% das crianças trouxeram as pinturas realizadas e 65% apresentaram algum tipo de material que serviam de criadouro. Dentre essa amostra, 47% trouxeram garrafas pet, 37% pratinhos de plantas 20% outros objetos.

Conclusão ou Hipóteses: A atividade possibilitou uma maior interação de profissionais da Estratégia Saúde da Família com crianças da comunidade assistida pela ESF. Constata-se que é imprescindível a interação com os alunos para discutir temas relevantes e atuais, como a dengue, de forma mais dinâmica, criativa e interessante, com o uso de propostas pedagógicas com enfoque na ludicidade.

 


Palavras-chave


Dengue; Crianças; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.