Qual o maior problema? Pergunte a quem o

Marcello Dala Bernardina Dalla, Antonio Lucas dos Santos, Cyro Nogueira Ferreira e Silva, Filipe de Almeida Moreira Pinheiro, Flávia Mesquita Gava

Resumo


Introdução: Relata-se a experiencia de grupo de estudantes do 6º Período do curso de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) no Programam de Interação Serviço Ensino Comunidade (PISEC), desenvolvendo competencias na prática clínica centrada na pessoa.

Objetivos: Debater a escuta da queixa principal do ponto de vista da pessoa e não do médico, detectando-se as agendas ocultas individuais e da família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: SITUAÇÃO PROBLEMA 1 (SP 1)-Uma senhora de 65 anos de idade que comparece ao HIPERDIA e tem diagnóstico de Doença de Parkinson, o que chama bastante a atenção dos estudantes, porém havia uma agenda oculta da referida senhora e seus familiares que com uma adequada escuta ativa foi possível detectar. SITUAÇÃO PROBLEMA 2 - Habitualmente nos grupos de HIPERDIA existe a queixa principal ou mesmo diagnóstico de " Renovação de receita", nesse caso havia uma agenda oculta para desintoxicação de benzodiazepínicos.

Resultados: SP 1 - Foi possível entender que a queixa principal na verdade não era a doença de parkinson, nem outras condições clínicas, mas sim as limitações progressivas das condições em pessoa idosa e o contrangimento perante a família da necessidade cada vez mais intensa de cuidado. SP 2 - Habitualmente determina-se um tempo para desintoxicação, respeitou-se a individualidade, escutando preocupações, entendendo-se necessidades e pactuando-se possibilidades realistas.

Conclusão ou Hipóteses: Nas duas SPs, haviam agendas ocultas que com um bom exercício de escuta ativa foi possível detectar e se abrir perspectivas concretas de melhoria. Tal competencia está ao alcance de estudantes de medicina, desde que estimulados e supervisionados por profissional qualificado.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.