Qualidade de vida dos trabalhadores da Atenção Primária de Amparo - SP

Adriana da Paz Mendonça, Ana Maria Franklin de Oliveira

Resumo


Introdução: A qualidade de vida (QV) está relacionada com o bem-estar pessoal e abrange aspectos como saúde, lazer, hábitos e estilo de vida. O trabalho tanto sofre influência quanto é influenciado pela qualidade de vida. A Atenção Primária como campo de trabalho cheio de particularidades torna-se objeto de excitante discussão sobre seus efeitos na qualidade de vida de seus trabalhadores.

Objetivos: Avaliar a qualidade de vida dos trabalhadores da Atenção Primária do município de Amparo-SP, município no qual está implantado o Programa de Saúde da Família (PSF) há 16 anos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo tranversal. A população abordada foi composta por todos os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Amparo-SP. Somam-se 256 trabalhadores que estão distribuídos nas 15 Unidades de Saúde da Família e também profissionais do NASF. A participação foi anônima e voluntária. Os profissionais foram convidados a responder ao questionário WHOQOL-BREF que foi disponibilizado através de um site específico da pesquisa. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). As questões relacionadas ao WHOQOL-BREF foram recodificadas seguindo-se os passos recomendados para pontuação dos escores.

Resultados: A amostra obtida foi de 59 trabalhadores, 23% do total. A maioria dos respondentes são do sexo feminino (91%) e encontram-se na faixa etária entre 27 e 46 anos (65%). Sobre o estado civil 58% são casados ou possuem união estável. Em relação à renda familiar 58% referiram ser de menos de 6 sálarios mínimos (SM), vigente no período da pesquisa. Dos participantes 49% possuíam residência própria, 34% alugada e 8% cedida. As médias da QV em cada domínio foram: Físico 68,58, Psicológico 63,31, Relações socias 66,24 e Meio-ambiente 57,42. Questões referentes às condições de trabalho influenciaram a média baixa no domínio meio ambiente, pior média encontrada.

Conclusão ou Hipóteses: A QV dos trabalhadores do PSF de Amparo em todas as dimensões mostro-se relativamente baixa, considerando-se os valores entre 0-100, sendo 0 a pior nota e 100 a melhor. Houve pouca variação de médias entre os domínios. Tal cenário confirma a necessidade de desenvolvimento de ações para melhora dos determinante da qualidade de vida, com principal destaque às ligadas ao trabalho.


Palavras-chave


Qualidade de Vida; Atenção Primária à Saúde; Trabalhadores

Apontamentos

  • Não há apontamentos.