Gestão de encaminhamentos- experiência com residência médica em São José dos Pinhais

Nadir Fernanda Alves de Faria, Rosângela do Rocio Staniszewski Augustinhak

Resumo


Introdução: No Brasil, a especialidade de Medicina de Família e Comunidade (MFC) existe desde 1976, mas vêm se destacar apenas em 1994, com o Programa Federal de Saúde da Família e as premissas de acessibilidade, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado considerando as peculiaridades familiar e comunitária, além de buscar resgatar a qualidade e custo- efetividade dos sistemas de saúde.

Objetivos: Estudar a proporção de encaminhamentos realizados pela equipe de saúde de família Lírio, que faz parte do Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina de Família e Comunidade do município de São José dos Pinhais/ PR.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A equipe de Saúde da Família Lírio, da USF Quississana, é utilizada como local de aulas teóricas e práticas ao Programa de Residência Médica Municipal. É constituída por um preceptor de MFC, responsável pela área, residentes de MFC, além de quatro preceptores focais com experiência em Atenção Primária a Saúde (APS), que atendem com os residentes, no período vespertino a cada 15 dias. Foi nesta equipe que se realizou levantamento de prontuários dos usuários encaminhados a especialistas focais no período de 17 de setembro a 28 de dezembro de 2012, considerando para estes a necessidade de acompanhamento complementar ao atendimento prestado na APS.

Resultados: Um total de 1395 atendimentos foram realizados pela equipe Lírio no período do estudo. Desses, 93 foram encaminhados ao atendimento complementar com especialistas focais, perfazendo 6,66% dos usuários. Oftalmologia foi a especialidade com maior número de refenciamento pela APS, com 30 pacientes (ou 2,15% do total de encaminhamentos).

Conclusão ou Hipóteses: A Atenção Primária à Saúde fortalecida, com recursos diagnósticos e terapêuticos bem empregados, o atendimento centrado na pessoa (contextualizando os indivíduos) e a valorização do profissional demonstraram ser importantes para a construção de um sistema de saúde mais justo e economicamente viável, suscitando maiores investimentos em formação e qualificação dos profissionais de APS.


Palavras-chave


Gestão; Encaminhamento; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.