Relato de experiência do trabalho em saúde na tragédia em Santa Maria - RS

Paula Thais Avila do Nascimento, Carlos Alberto Severo Garcia Junior

Resumo


Introdução: O município gaúcho de Santa Maria possui uma população aproximada de 270.000 pessoas. Apresenta grande rotatividade de jovens de diferentes regiões por ser pólo universitário e militar.Em 27 de janeiro de 2013, ocorreu o incêndio que acarretou a morte de 239 jovens, desastre que marcou traumaticamente as vítimas sobreviventes, as famílias e toda sociedade.

Objetivos: Apresentar a descrição da experiência do trabalho no âmbito da saúde pública após o desastre ocorrido em Santa Maria, a partir da ótica de uma médica de família e comunidade e um apoiador do ministério da saúde, envolvidos diretamente no evento

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência a partir da descrição do trabalho desenvolvido pelos profissionais nos sete primeiros dias transcorridos do desastre.

Resultados: Constituíram-se equipes de trabalho com trabalhadores voluntários, como médicos, psicólogos e enfermeiros, com gestores das três esferas de poder, com a supervisão da ONG “Médicos Sem Fronteiras”. Esse grupo oportunizou a construção de um plano de ação emergencial. Foram definidas sete frentes de trabalho, a saber: 1) Equipe de Regulação de Saúde Mental, 2) Equipe de Apoio para velório, enterro e missa de 7º dia, 3) Equipe de Apoio às UPAS e SAMU, 4) Equipe de Apoio aos Hospitais, 5) Equipe de apoio às UBS, 6) Equipe de Cuidado ao Cuidador e 7) Equipe de Acolhimento 24 horas. Cada frente possuía um responsável para coordenar as ações e transmiti-las ao coletivo.

Conclusão ou Hipóteses: Trata-se da análise de resultados parciais, uma vez que o funcionamento dos serviços de apoio mantêm-se sob avaliação permanente e diária. Além disso, pode-se considerar que a constituição de serviços em distintas modalidades, especialmente as dos atendimentos como em velórios, enterros e visitas domiciliares, garantiram cuidados primários às vítimas sobreviventes e aos familiares.


Palavras-chave


Desastres; Trabalho em Equipe; Cuidados Primários

Apontamentos

  • Não há apontamentos.