Integração da vigilância - Atenção Primária e a formação técnica em vigilância

Elisete Casotti, Márcia Valéria Leal, Marcela Abrunhosa, Nataly Damasceno, Luiz Felipe Pinto

Resumo


Introdução: A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) formou em 2012 cinco turmas de agentes de vigilância em saúde em nível técnico. O processo de avaliação do curso, num primeiro momento, envolveu a escuta de alunos, preceptores e supervisores de estágio.

Objetivos: Analisar a percepção dos supervisores de estágio sobre os conhecimentos teóricos-práticos e as competências dos agentes de vigilância para o desempenho das atividades em articulação com a Atenção Primária em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A organização curricular do curso previu, além da carga horária teórica e de trabalho de campo, a realização de estágio supervisionado (ES). O estágio foi planejado para ser desenvolvido, com supervisão de profissional enfermeiro, numa das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Compreendeu o diagnóstico situacional e a aplicação da metodologia do planejamento estratégico. A oficina de avaliação com os supervisores foi quatro horas e contou com nove participantes. Apresentaram-se os resultados das avaliações dos alunos e preceptores e a seguinte questão: O ES pode ser considerado uma ferramenta pedagógica para a integração da vigilância na estratégia da saúde da família?

Resultados: Foi observado que os supervisores identificam o desenvolvimento e a ampliação das competências e habilidades dos agentes; relatam maior compreensão das questões da APS e, portanto, maior abertura no diálogo dos agentes com a equipe; destacaram a qualidade do diagnóstico situacional sobre o território e a “propriedade com que os grupos o desenvolveram”. Identificam como entraves: a heterogeneidade de formação daqueles que exercem funções gerenciais intermediárias na área da vigilância, que por não compreenderem a proposta de integração com a APS, limitam o processo de trabalho e a qualidade da interlocução do agente com a ESF.

Conclusão ou Hipóteses: Os supervisores reconhecem a qualidade e a importância da formação técnica dos agentes de vigilância, identificam a singularidade e a complementaridade dos processos de trabalho, mas chamam a atenção para os entraves de natureza gerencial para a integração. O núcleo responsável pela formação técnica da SMSDC, utilizará o relatório final para uma discussão com as áreas técnicas.


Palavras-chave


Integração Vigilância e Atenção Primária; Formação Técnica; Curso Técnico de Vigilância em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.