Saúde e alimentação: prevenção com escolares da periferia de Belém - PA

Silviane Ribeiro Castilho, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Madeleine Bastos de Vera Cruz, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: Em países de economia emergente, como o Brasil, parte da população vive em situação de pobreza, demonstrando sua incapacidade de garantir direitos básicos, como o acesso à alimentação. Os indicadores negativos à qualidade de vida dos mesmos nada mais são do que um diagnóstico da ausência de condições consideradas fundamentais à prestação de serviços completos à população brasileira.

Objetivos: Orientar para as diferentes formas de alimentação, benefícios da alimentação saudável e danos, como fator de risco para aumento de patologias ligadas aos maus hábitos alimentares ou/e prevenção das mesmas para conscientização da população atingida acerca da importância da alimentação e nutrição.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram proferidas palestras explicativo-preventivas com uso ou não de recursos tecnológicos, distribuição de folder ilustrativo-explicativo sobre o aproveitamento das sobras alimentares, sobre as relações possíveis entre alimentação/estresse e alimentação/atividade física; foram desenvolvidos materiais didático-pedagógicos para uso em atividades orientadoras sobre alimentação e nutrição, higiene de alimentos e importância da alimentação para uma boa saúde bucal; dinâmicas de grupo/jogos para crianças com questionamentos sobre os assuntos abordados (‘quiz’, soletrando e jogo das pistas). As atividades registradas foram executadas de Maio a Novembro de 2012.

Resultados: Foram realizadas sete ações em escolas públicas e uma em creche municipal, a maioria localizada em regiões de bairros periféricos de Belém, totalizando 920 pessoas: crianças da creche, estudantes dos níveis Fundamental, Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), PROEJA (Educação Profissional de Jovens e Adultos), além de professores e funcionários de escolas públicas municipais (EM) e estaduais (EE). As atividades foram nos seguintes locais: Creche Municipal “Santa Rosa”, EM “Profª Amália Paumgartten” (duas ações); EE “Benjamin Constant”, EE “Profª Norma Morhy”, EE “Humberto de Campos” e Instituto de Educação do Pará (IEP).

Conclusão ou Hipóteses: Pelas abordagens do público foi possível perceber a importância da divulgação de temas relacionados à Educação Alimentar, pois os estudantes procuraram esclarecer dúvidas sobre a alimentação e a nutrição, a partir das quais podem alterar o seu cotidiano alimentar, em prol da sua saúde e de sua qualidade de vida.


Palavras-chave


Educação Alimentar; Saúde; Escola Pública

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.