Internato médico na Atenção Primária à Saúde: relato de experiência em Diadema

Bruna Ballarotti, Denise Ornelas Pereira Salvador de Oliveira, Renata Carneiro Vieira, Sandra Maria Spedo, Nicanor Rodrigues da Silva Pinto

Resumo


Introdução: A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, segundo as quais o egresso deve ser capaz de atuar no “processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade”, a Atenção Primária tem sido incluída, cada vez mais, como cenário de aprendizagem no Internato.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um estágio curricular integrante do Internato Médico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da rede de serviços de saúde do SUS, no município de Diadema-SP, em 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir da proposta geral do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp para o estágio “Práticas Ambulatoriais 1: Atenção Básica em Saúde”, do Internato Médico do quinto ano, com carga horária de 24 horas semanais por 4 semanas na UBS Conceição, em Diadema-SP, docentes em conjunto com as médicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da UBS se reuniam periodicamente para fazer adaptações do programa, a cada ciclo de um mês, durante o ano de 2012. Foram organizadas atividades de forma que os estudantes se familiarizassem com as práticas da ESF e assumissem progressivamente responsabilidades dentro das equipes e com os pacientes.

Resultados: As atividades envolviam conhecimento do território, visitas domiciliares com diferentes membros da ESF, abordagem familiar, busca ativa de sintomáticos respiratórios, discussão de casos complexos, vigilância em saúde, grupos educativos, matriciamento em saúde mental, consultas com foco em HAS, DM e TB, e, ainda, discussões sobre o papel da Atenção Primária e a coordenação do cuidado. Além dessas atividades, os estudantes visitavam outros serviços da rede de saúde de Diadema, incluindo o setor de Regulação, visando conhecimento e discussão sobre o SUS municipal. Ao final, os estudantes apresentavam uma avaliação sobre seu processo de aprendizagem no estágio e sugestões para aprimorá-lo.

Conclusão ou Hipóteses: A partir das avaliações feitas ao final de cada ciclo de estágio foi possível concluir que as diversas atividades organizadas contribuíram para o conhecimento dos estudantes sobre o papel da Atenção Primária à Saúde no SUS, o trabalho em equipe e aspectos organizacionais da rede pública de saúde, na perspectiva da integralidade, conceitos pouco abordados de forma prática durante a graduação.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Graduação; Medicina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.