Método tradicional x ABP no ensino do médico: uma revisão de literatura

Arthur Vinicius Cardoso Silva, Nicole Oliveira Alves, Amanda de Paula Ribeiro Santos, Allan Maués Bezerra de Menezes, Marcel Lobato Sauma

Resumo


Introdução: Durante anos, o ensino médico pautou-se na pedagogia tradicional sem, contudo, formar o profissional desejado pela população. Neste contexto, surge o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que, a partir da integração das disciplinas clássicas sob a discussão e resolução de problemas, vem destacando-se como alternativa capaz de responder aos anseios de mudança curricular em todo mundo.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo comparativo entre os métodos ABP e Tradicional por meio da análise de artigos. Estes permitiram a observação da mudança de função dos professores, que se tornaram facilitadores, e dos alunos, os quais exercem um papel mais ativo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O método utilizado foi a revisão de literatura relacionada a palavras chave lançadas em bancos de dados, fazendo-se comparações entre os trabalhos achados no período de 25 de outubro a 15 de novembro de 2012.

Resultados: Como resultados deste estudo, pôde-se constatar uma equivalência em ambos os métodos quanto ao conhecimento médico, porém, destaca-se um melhor desempenho dos alunos oriundos do método ABP em relação aos do método tradicional em diversos âmbitos, profissionais e pessoais, como, por exemplo, o desenvolvimento da autoaprendizagem e da busca por conhecimento; da iniciativa; da capacidade de lidar com as críticas, limites pessoais, incertezas, saúde pessoal e bem-estar; além da melhor aceitação de responsabilidades. Ademais, vale citar o desenvolvimento de um futuro profissional melhor adaptado ao trabalho em equipe, preocupado com a própria formação e enriquecido com um enfoque mais humanista.

Conclusão ou Hipóteses: Por fim, tal análise e comparação permitem constatar a melhor adequação do método ABP às necessidades de formação médica vigentes, todavia, somente a partir da aproximação destas metodologias, poder-se-á proporcionar adequadamente a capacitação e o desenvolvimento crítico e social de um profissional médico de alto poder resolutivo, necessário para a melhoria do setor da saúde no Brasil e no mundo.


Palavras-chave


Comparação; Ensino; ABP

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.