Prevalência de esquistossomose no estado do Pará de 2008 a 2012

Isabela Cunha de Oliveira, Artur dos Santos Batista, Georgiana Oliveira da Silva Gama, Juliana Franco Barbosa Ferreira, Isabela Cunha de Oliveira, Artur dos Santos Batista, Georgiana Oliveira da Silva Gama, Juliana Franco Barbosa Ferreira

Resumo


Introdução: A Esquistossomose é a helmintíase mais importante, infectando cerca de 200 milhões de pessoas e matando 250.000 pessoas por ano. No Brasil, a doença é causada pelo Schistossoma mansoni. As pessoas mais sujeitas à contaminação por S. mansoni são as que têm contato frequente com água contendo cercarias, oriundas dos caramujos, que vivem em rios de água doce.

Objetivos: Este trabalho tem o objetivo de determinar a prevalência de Esquistossomose no Estado do Pará no período de 2008 a 2012. Descrevendo o perfil dos indivíduos infectados de acordo com o gênero, raça e faixa etária ao longo dos anos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo-quantitativo. Os dados deste trabalho foram obtidos junto ao Ministério da Saúde (MS), a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), e organizados no Programa Microsoft Excel 2007® para análise e discussão.

Resultados: Durante o período estudado foram notificados 84 casos de esquistossomose no Estado do Pará, sendo que no ano de 2009 apresentou o maior número de registro da doença, demonstrado por 40 casos (47,05%). Seguido pelo ano de 2011, foram notificados 26 casos (30,58%). De acordo com a pesquisa em questão, o sexo masculino foi o mais atingido, sendo 68 pessoas (80%) infectadas pelo S. mansoni. A faixa etária mais afetada foi a de 20 a 59 anos, com 53 casos (62,35%), sendo a segunda mais notificada foi a de pessoas com menos de 20 anos, 25 casos (29,41%). Quanto à raça, a mais prevalente foi a parda, apresentando 47 casos (55,23%) notificados, seguido pela raça branca, com 19 casos (22,35%).

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se a partir deste trabalho que o perfil do paciente com esquistossomose no Estado do Pará é correspondente a homem, adulto, pardo com maior notificação feita no ano de 2009. Desta maneira, vale salientar a importância de ações para o cuidado em prevenção e controle desta doença, já que sua notificação não é feita adequadamente.






Palavras-chave


Esquistossomose; Pará

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.