O papel do permanecer SUS na formação acadêmica em saúde

David Ramos da Silva Rios, Danilo José Leite Gomes, Wilton Nascimento Figueredo, Renata Meira Véras

Resumo


Introdução: A formação em saúde vem sendo cada vez mais discutida a partir da consolidação do SUS. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia lançou em 2008 o PERMANECER SUS como campo de estágios e de prestação de serviços. Tem como objetivo principal desenvolver práticas em saúde pautadas no acolhimento por meio da escuta qualificada e da capacidade de estabelecer vínculos com os usuários de serviços.

Objetivos: Este trabalho apresenta um processo inicial exploratório de uma pesquisa em andamento, visando analisar e compreender o papel do PERMANECER SUS na formação dos alunos graduandos na área de saúde e sua inserção como um importante lócus de acolhimento.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para atender aos objetivos propostos foi utilizada a Etnografia Institucional. Para a fase inicial da pesquisa, utilizou-se uma revisão bibliográfica acerca dos temas: formação em saúde, humanização e acolhimento. Além disso, está em andamento a pesquisa de campo que utiliza, além da observação participante, as conversas informais, as entrevistas e os grupos focais. O uso associado destes instrumentos servirá para identificar as concepções e ações dos usuários, trabalhadores e estagiários do projeto PERMANECER SUS, possibilitando a análise do processo de formação profissional e a articulação ensino/aprendizagem, através da reflexão crítica dos estagiários em relação às mudanças possíveis

Resultados: O objetivo do PERMANECER SUS é a imersão precoce dos futuros profissionais de saúde no campo da assistência à saúde pública, visando à aproximação do ensino/serviços de saúde a partir das práticas cotidianas. Portanto, pretende-se, a partir da análise do impacto do programa PERMANECER SUS na formação acadêmica dos alunos, reorganizar a forma que o conhecimento vem sendo produzido e perpassado na academia. Tal empreitada encontra relevância na medida em que ao se refletir acerca das práticas produzidas nos serviços públicos de saúde, estimula-se a articulação entre os atores da academia e a assistência nas unidades de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O Permanecer SUS pode ser entendido como um programa capaz de relacionar educação/trabalho/serviço, para se buscar melhorias no atendimento através da prática acolhedora e, ao mesmo tempo poder estar contribuindo na formação dos futuros profissionais da saúde, integrando a universidade com o SUS.


Palavras-chave


Humanização em Saúde; Formação em Saúde; Acolhimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.