Roda de conversa: metodologia educativa em unidades de saúde da família

Clóvis José Vieira da Silva, Bárbara de Oliveira Ferreira Bravo

Resumo


Introdução: As DCN para os cursos de graduação de medicina definem o perfil do egresso que deverá estar apto para atuar dentro das prioridades previstas pelo SUS. O Módulo de Interação em Saúde na Comunidade (MISC) do Curso de Medicina do Centro Universitário do Pará tem o objetivo de incluir precocemente o aluno na comunidade para conhecer a realidade da Saúde Pública na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Objetivos: Permitir ao aluno realizar atividades educativas de promoção da saúde e prevenção das doenças através de “Rodas de Conversas”, utilizando a metodologia da problematização estimulando a relação interpessoal, evitando as tradicionais “palestras” que não servem para educar, mas apenas para informar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: os alunos são orientados no início do semestre quanto às técnicas de “Roda de Conversa” e orientados a definirem com a comunidade assistida quais assuntos deverão ser abordados, estimulando-os, assim, à criatividade e ao “saber ouvir”, dando oportunidade aos usuários de expressarem suas opiniões, dúvidas e anseios. As conclusões são discutidas em grupos com os membros da comunidade, definindo a programação das atividades futuras. Ao final de cada uma delas os alunos preenchem o “Portfólio Crítico Reflexivo”, recebendo o “Feedback” imediato do professor como parte da avaliação diária do aluno.

Resultados: Resultados: Foram realizadas Atividades para a comunidade com as turmas MD3(3º Semestre), MD5(5º semestre), MD6 (6º Semestre) MD7 (7º Semestre) e MD8 (8º Semestre) em que foi observada íntima interação entre alunos e a comunidade conforme análise das opiniões dos próprios alunos e dos depoimentos das pessoas que participaram das atividades.

Conclusão ou Hipóteses: A “Roda de Conversa” promove interação entre os discentes e a comunidade, participação dos usuários nas atividades educativas e adesão ao tratamento de suas patologias. Os discentes aceitaram as atividades porque a sua criatividade foi estimulada como escreveram nos portfólios crítico reflexivos. Assim, a prática interferirá positivamente na formação do egresso para atuação como prevê o SUS.




Palavras-chave


Roda de Conversa.; Estratégia Saúde da Família.; Saúde Pública

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.