Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde: educação continuada como estratégia de transformação

Vera Lucia Luiza, Rondineli Mendes Silva, Silvia Cristina Fonseca Araújo, Maria Rita de Cássia Macedo, Nathália Cano Pereira

Resumo


Introdução: Os serviços farmacêuticos têm importantes implicações nos resultados em saúde, no que concerne à garantia de acesso e de uso racional de medicamentos de qualidade, assim como na sustentabilidade gerencial, por seu potencial de contribuir na racionalização dos custos.

Objetivos: Fortalecer as ações do farmacêutico no nível da atenção primária (APS) em saúde com foco nos usuários – indivíduos, família e comunidade - no Município do Rio de Janeiro, tendo a educação continuada como eixo estratégico de intervenção.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Grupo de trabalho(GT) envolvendo profissionais da instituição acadêmica (ENSP/Fiocruz) e da comanditária (SMSDC-RJ) que estabeleceu o projeto básico do curso, incluindo a metodologia pedagógica a ser adotada e ementa. Tal projeto foi discutido e detalhado com especialistas mobilizados para a formação dos multiplicadores, que seriam formados para replicar o curso. Por meio de sugestões de especialistas e dos multiplicadores, o curso foi adaptado e aplicado ao público alvo - os farmacêuticos atuantes na APS da SMSDC-RJ.

Resultados: O GT constituído definiu objetivos de aprendizagem e competências a serem desenvolvidas, permitindo identificar os principais conteúdos a serem mobilizados e especializados nos farmacêuticos. O curso de 184h foi oferecido aos multiplicadores que, como trabalho de conclusão, apresentaram proposta de adaptação do curso por eles recebido. Com base nesse material, foi formulada o projeto definitivo do curso, incluindo material didático final, sendo o curso de atualização oferecido a 110 farmacêuticos distribuídos em 5 turmas. Os temas clínicos tiveram a maior concentração de carga horária. O trabalho de conclusão do curso de atualização era um projeto de intervenção nas unidades de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O curso cumpriu sua função de capacitar profissionais para atuar em serviços farmacêuticos na APS, tendo o processo sido encerrado com apenas 3% de perdas e todos os concluintes foram aprovados. O curso teve importante potencial de impacto imediato na rotina dos serviços tendo sido marcante suas declarações ao longo do processo de que os conhecimentos adquiridos já lhes estavam sendo úteis.


Palavras-chave


Serviços Farmacêuticos; Atenção Primária á Saúde; Educação Continuada

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.