PET- saúde mental na prática da saúde pública – relato de experiência

Fabiana Angélica de Paula, Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Mirtes Ribeiro, Débora Santos Pinho

Resumo


Introdução: O PET- Saúde Mental/ Drogas foi elaborado com o intuito de contribuir na formação de grupos tutoriais de aprendizagem em áreas estratégicas para o SUS.

Objetivos: proporcionar a formação de profissionais capacitados e engajados com os serviços de atenção à saúde, com foco na saúde mental.

Metodologia ou Descrição da Experiência: relato de experiência, descritivo exploratório, que abrange vivências do acadêmico de enfermagem no cotidiano dos serviços públicos de saúde mental. Para isso, as ações e estratégicas desenvolvidas pelo grupo fundamentaram-se em três eixos principais: Diagnóstico Administrativo e situacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2) do município, capacitações dos profissionais da Atenção Primária e dos dispositivos comunitários existentes, Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), AL-ANON.

Resultados: A inserção de estudantes de graduação na realidade prática da saúde pública possibilita a criação de parcerias entre a Universidade e os diversos setores de atenção à saúde mental do município, contribuindo assim para a formação de acadêmicos mais comprometidos com a realidade prática do Sistema Único de Saúde (SUS), e de profissionais mais capacitados com a dinâmica do serviço, capazes de desenvolver uma assistência mais integral e humanizada aos usuários.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência na construção e participação dessas ações permite o conhecimento da organização dos serviços e da dinâmica do sistema de saúde, ajudando na compreensão de alguns limites e necessidades dos serviços de saúde mental do município e oportunizando a construção de conhecimentos através da observação e participação direta nas ações desenvolvidas.


Palavras-chave


PET-Saúde; Formação Profissional; Enfermagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.