Programa de educação pelo trabalho em saúde gênero e sexualidade-relato de experiência

Regina Gonçalves de Moura, Débora Silva Teixeira, Karen Santo Athié, Mauro Luís Barbosa Junior, Claudia Alves dos Santos

Resumo


Introdução: O PET Saúde Gênero e Sexualidade constitui uma oportunidade de ampliar as possibilidades de promoção da saúde e prevenção de agravos, atividades de educação em saúde e produção científica, com os objetivos focados na formação multiprofissional em serviço, com foco na abordagem das questões relacionadas ao gênero e à sexualidade humana. O presente trabalho pretende relatar esta experiência.

Objetivos: Incorporar o conceito do trabalho em rede da saúde, integrando alunos de graduação, médicos residentes e profissionais de uma Clínica da Família, desenvolvendo de modelos de construção compartilhada que atendam às solicitações relacionadas ao gênero e sexualidade numa perspectiva interdisciplinar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Busca capacitar no trabalho e para o trabalho tanto os estudantes quanto os profissionais. São realizadas atividades de Abordagem Comunitária (atividades educativas e preventivas, prevenção de DST/HIV-aids, diversidade sexual, abuso e violência sexuais, orientação afetivo-sexual nas escolas), Abordagem Familiar (planejamento familiar, maternidade e paternidade responsáveis) e Abordagem Individual (disfunções sexuais, atenção à menopausa e climatério, atenção à saúde do homem, avaliação funcional do assoalho pélvico)e Abordagem pedagógica (desenvolvimento de competências pedagógicas para prática da preceptoria em instituições de educação e saúde).

Resultados: Ao longo do 1º semestre do PET Saúde GS foram realizadas as seguintes atividades: alinhamento e capacitação da equipe multidisciplinar; levantamento da bibliografia de base; identificação de recursos locais intersetoriais; mapeamento de problemas de integração entre os atores; alinhamento conceitual de toda equipe e profissionais da CF nas questões relativas a gênero/sexualidade; atividades de educação continuada da equipe de profissionais da CF por meio de trabalho em colaboração, consultas conjuntas, interconsultas, reuniões de equipes, visitas domiciliares e atividades de grupo.

Conclusão ou Hipóteses: Embora as questões de gênero e sexualidade surjam no cotidiano das unidades de saúde, elas não são percebidas no trabalho dos profissionais, tanto pelo não reconhecimento da sua importância na saúde dos indivíduos e famílias, quanto pelo despreparo em abordar tais temas. A fim de romper esse silêncio, o PET Saúde ampliará suas atividades ao longo dos 2 próximos anos.


Palavras-chave


Sexualidade; Gênero; Educação para o Trabalho

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.