Grupo focal: instrumento relevante na formação dos estudantes de Medicina na FMJ

Wania Maria Papile Galhardi, Luciane Zanin Souza, Gilberto Luppi Anjos, Camila Silva Gonçalo

Resumo


Introdução: Grupo Focal (GF) é a técnica de pesquisa qualitativa que utiliza sessões de discussão sobre um assunto específico a ser debatido. O GF foi incorporado à disciplina “Atenção Primária em Saúde (APS)” da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) em 2012 como instrumento gerador de discussões e reflexões sobre experiências de alunos de medicina no contexto da Estratégia de Saúde da Família.

Objetivos: O objetivo do trabalho é relatar a experiência da incorporação do GF na disciplina supracitada. Deste modo, são apresentadas as percepções dos professores sobre a incorporação do GF na dinâmica das atividades realizadas no âmbito da atenção primária em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Semanalmente a disciplina APS realizada atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF). O GF foi incorporado às atividades de campo visando aprofundar as reflexões dos alunos sobre as ações realizadas. Ao término de cada período na USF, os alunos, professores e profissionais de saúde são convidados a participar do GF. Baseado em roteiro previamente estabelecido, os participantes do GF comentam e discutem as ações executadas. O registro das ocorrências durante o GF é feito por meio das anotações de um observador e da gravação das falas. Os alunos trabalham em conjunto, fazendo a transcrição do material gravado e elaborando um relatório das atividades realizadas na USF.

Resultados: Constataram-se mudanças positivas tanto no aprendizado quanto no comportamento dos alunos que participaram dos GF conduzidos nas USF em 2012. Tais mudanças referem-se principalmente à maior interação entre os estudantes, pois, antes da incorporação do GF, os mesmos redigiam seus relatórios individualmente, não havendo a oportunidade de vivenciar as discussões e as reflexões decorrentes dos diferentes posicionamentos que surgem ao longo do GF. Ressalta-se que alguns alunos manifestaram oposição frente a incorporação do GF e justificaram este comportamento com a dificuldade de se relacionar e refletir em grupo, contudo, este impasse foi resolvido.

Conclusão ou Hipóteses: O repertório de processos e construções coletivas é importante para os profissionais da saúde, sobretudo no âmbito da atenção primária. Portanto, considerando o caso exposto, conclui-se que o GF no contexto apresentado se mostrou um recurso importante no processo de formação dos alunos do segundo médico da FMJ.


Palavras-chave


Pesquisa Qualitativa; Instituições de Ensino Superior; Medicina Comunitária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.