Saúde do adolescente na escola: a integração da saúde e educação

Charline Szareski, Guiomar Luciana Danieli

Resumo


 

Introdução: O Programa Saúde na Escola instituído em 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino. As políticas de saúde reconhecem o espaço escolar como espaço privilegiado para práticas promotoras da saúde, preventivas e de educação para saúde.

Objetivos: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas durante o ano de 2012, vinculadas ao programa SPE, nas Escolas Apolinário e Clauri Flores em parceria com as UBS Sagrada Família e Vila Ipê.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os sujeitos participantes deste trabalho são os professores e profissionais da saúde capacitados pelo programa e as turmas de oitava séries do turno da manhã. A metodologia adotada foi a utilização de dinâmicas de sexualidade associada com a distribuição da caderneta do adolescente. Inicialmente apresentou-se a proposta do SPE para os professores e direção da escola, solicitando sua aprovação e colaboração, bem como, a sugestão de temas a serem trabalhos com os alunos. Posteriormente realizamos a apresentação do programa aos alunos com o preenchimento e distribuição das cadernetas aos adolescentes. Nos encontros seguintes foram utilizadas as dinâmicas de sexualidades com as turmas.

Resultados: Os encontros foram muito produtivos com a participação ativa dos adolescentes nas atividades, prova disso é o significativo número de apresentações artisticas inscritas para a Mostra do SPE realizada no final do ano no munípio. Com este trabalho esperamos contribuir na formação dos adolescentes para uma vida saudável e responsável.

Conclusão ou Hipóteses: Consideramos que a aproximação dos serviços de saúde com as escolas possibilita um maior interação com os adolescentes, permitindo a criação de vínculo e proporcionando trocas de experiências. Logo, acreditamos que as atividades desenvolvidas no SPE colaboram da formação da identidade dos adolescentes participantes do programa.



 


Palavras-chave


Educação; Adolescente; Saúde do Escolar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.