Saúde e meio ambiente no interior do Amazonas: destinando corretamente o lixo

Leonardo Marinho, Jamille Holanda do Amaral, Celsa Souza, Rodrigo Tobias

Resumo


Introdução: Este resumo relata a experiência de uma atividade de metodologia ativa sobre o tema destino do lixo, realizada com agentes comunitários de saúde do município de Urucurituba para capacitá-los como agentes promotores de saúde. A atividade foi coordenada pelos extensionistas do projeto de extensão Programa Saúde e Cidadania, da Universidade Federal do Amazonas.

Objetivos: Capacitar os agentes comunitários de saúde a realizarem ações de promoção da saúde na comunidade para proporcionar uma destinação do lixo mais sustentável, focando a necessidade de medidas coletivas e individuais, através de estratégias de reutilização, destinação correta e políticas públicas

Metodologia ou Descrição da Experiência: Descritiva do tipo qualititativa utilizando de recortes e cartolinas. Fotos de lixos produzidos cotidianamente foram colocadas dentro de envelopes. Os Agentes eram convidados a tomar um envelope e colar as fotos em uma das seis cartolinas que estavam disponíveis as quais continham as opções para o destino do lixo. Colava-se na cartolina qual destino era considerado correto. Segui-se, então, um diálogo no qual os Agentes eram inquiridos se aquele era o melhor destino e posteriormente, expôs-se a política nacional de resíduos sólidos, opções para reutilização dentro do prório lar, e finalizando, três questionamentos que permitiram avaliar a estratégia de ensinagem.

Resultados: O resultado da metologia ativa perpassa a análise do processo de colagem e das respostas aos questionamentos. Durante a colagem observou-se que a imensa maioria dos agentes conhece a destinação correta para cada item analisado. As respostas aos questionamentos demonstram as necessidades coletivas quanto à destinação correta do lixo que interferem no processo saúde-doença da comunidade. L.S. respondeu” Em nossa cidade não há aterro e o lixo é jogado em um lixão próximo à zona urbana; educação e conscientização são as palavras chaves para o destino correto do lixo em nossa cidade”; suscitaram, ainda, demandas urgentes como R.F. “A maioria das pessoas usam o método de atear fogo”.

Conclusão ou Hipóteses: A capacitação dos agentes promotores de saúde permite que a população adscrita tenha a oportunidade de emponderar-se e intervir no processo de adoecimento individual e coletivo, agindo nos determinantes sociais da saúde que, nesse relato, enfatiza a relação homem-meio ambiente.




Palavras-chave


Destino do Lixo; Meio Ambiente; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.