Medicina centrada na pessoa em portfólios reflexivos dos estudantes de Medicina

Rodrigo Pinheiro Silveira, Maria das Graças Alves Pereira, Tuianne Camboim Morais

Resumo


Introdução: A Medicina Centrada na Pessoa (MCP) é central para a MFC e deve ser trabalhada na graduação, pois é útil para qualquer especialidade e forma a base da formação do generalista. O Portfólio é um método de avaliação formativa a partir da narrativa dos estudantes sobre suas vivências e reflexões. Tem sido utilizado como instrumento que incorpora a dimensão afetiva do aprendizado.

Objetivos: Verificar a expressão da Medicina Centrada na Pessoa nas narrativas dos Portfólios Reflexivos de estudantes de medicina da UFAC.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O currículo da UFAC possui eixo de estágios em Atenção Primária nos três primeiros anos. O acompanhamento de famílias é a base do estágio e proporciona aprendizado da clínica com destaque para o aspecto relacional e a partir do cuidado longitudinal e do vínculo. Nesse eixo são introduzido desde o início os conceitos da Medicina Centrada na Pessoa. O Portfólio foi introduzido como avaliação formativa das disciplinas. Os relatos são compartilhados em pequenos grupos e há debates em sala de aula, além disso ocorre o feedback individual do professor. No presente trabalho foi desenvolvida análise de conteúdo dos portfólios com o foco na expressão da Medicina Centrada na Pessoa.

Resultados: As características da MCP evidenciadas nas narrativas dos Portfólios estão nas categorias “Explorando a experiência de doença”, “Compreendendo a pessoa como um todo” e “Sendo realista”. As narrativas expressam o sofrimento do paciente, mais do que sua doença. Os estudantes ainda não conhecem toda a taxonomia das doenças e, se bem debatido com os professores, podem estruturar a visão da experiência de adoecimento. Eles relacionam de maneira natural aspectos da vida das pessoas e seu processo de adoecimento promovendo um pensamento integrativo já no início do curso. O contato com a realidade os faz narrar situações e refletir sobre o quanto a pratica medica está distante da vida das pessoas.

Conclusão ou Hipóteses: O Portfólio Reflexivo se mostrou uma ferramenta potente para trabalhar o pensamento reflexivo. Com debates que incorporam noções de MCP junto aos professores, essa perspectiva vai aparecendo de maneira mais intensa nas narrativas, o que contribui para a formação medica baseada na integralidade.

Palavras-chave


Medicina Centrada na Pessoa; Portfólio Reflexivo; Educação Médica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.