Se na terra tudo que se planta dá, aproveite sem desperdiçar

Marcia Regina Raymundo Pestre, Sandra Fusquino da Silva Aciole, Jussara Cassiano Gomes da Silva, Jean da Silva Oliveira, Edison dos Santos Cruz

Resumo


Introdução: Com o interesse dos usuários e funcionários da ESF em utilizar e cultivar plantas medicinais, hortaliças, temperos, legumes e frutas; houve a mobilização de fazer uma horta comunitária com participação dos AVS’s, ACS’s e moradores da comunidade, formando um mutirão preparando, adubando e semeando a terra, transformando espaços ociosos nas casas e na unidade de saúde na realização deste projeto.

Objetivos: Incentivar cultivo nos espaços inutilizados nos domicílios, escolas e na própria unidade, uso como um todo dos alimentos e a valorização nutricional, resgatar e recuperar saberes populares do uso das ervas como medicamento alternativo e geração de renda através de oficinas de práticas integrativas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Inicia-se pela compostagem feita de cascas de legumes e frutas, doados pelas escolas e comércios da comunidade. O preparo da terra adubada e a confecção de canteiros cercados com garrafas pet, seguido do plantio de mudas e sementes doadas pela comunidade. A manutenção é realizada por funcionários e usuários que se revezam nas atividades dos cuidados diários. Os produtos são consumidos por usuários e funcionários, bem como utilizados em práticas de grupos como o de alimentação saudável ensinando o aproveitamento total de cascas, talos e folhas, e em oficinas oferecidas pela equipe de cultivo do programa de plantas medicinais e fitoterápicos (SMSDC) que acontecem na unidade com ampla adesão.

Resultados: Através das oficinas de alimentação saudável vemos pais mudando os hábitos alimentares de seus filhos, incluindo alimentos antes rejeitados agora oferecidos de outras formas. Os idosos e adultos tem reduzido o consumo de sal com a utilização de temperos naturais, melhorando sua qualidade de vida, pois muitos são hipertensos e/ou diabéticos; também desenvolvendo atividades lúdicas e relacionamento, elevando seu bem-estar e autoestima. As oficinas de práticas integrativas proporcionam a possibilidade de geração de renda com insumos obtidos em nossa própria horta comunitária. Percebemos ainda que o grupo tem despertado o interesse dos usuários em trocar mudas para o cultivo de em seus quintais.

Conclusão ou Hipóteses: O projeto sensibilizou a comunidade para a construção de novos valores, conhecimentos e atitudes indispensáveis para a alimentação de alto valor nutricional, conservação do meio ambiente, contribuindo para o entrosamento da mesma com a equipe da ESF, melhoria de qualidade de vida, o despertar da responsabilidade social de cada um perante questões do meio ambiente e sustentabilidade da comunidade.




Palavras-chave


Horta; Comunidade; Alimentação Saudável

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.