Núcleo de apoio à Saúde da Família no fortalecimento da Atenção Básica

Juliana Donato Nóbrega, Carmem Cemires Cavalcante Costa, Ana Virginia Castro Justa, Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, Gardênia Maria Costa Oliveira

Resumo


Introdução: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF é uma estratégia recente e inovadora do Sistema Único de Saúde, que deve apoiar e ampliar as ações das equipes da Saúde da Família na qualificação do cuidado em saúde, a partir do processo de territorialização e regionalização, pautado na implantação das Linhas de Cuidado.

Objetivos: Relatar a experiência de construção estratégias para implantação/implementação do NASF no Estado do Ceará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas duas oficinas, no ano de 2012, com carga horária total de 32 horas. Utilizou-se metodologia problematizadora para realização do diagnóstico do NASF e proposição de ações a partir dos problemas apontados em suas diferentes dimensões do NASF, sendo classificados segundo os eixos: a) credenciamento e implantação; b) funcionamento; e c) qualificação, acompanhamento e avaliação.

Resultados: Participaram das oficinas 90 profissionais representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), instituições formadoras que ofertam a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e assessores das áreas técnicas da Secretaria do Estado da Saúde, de diferentes categorias profissionais. Foram elaboradas agendas de compromisso estadual e regional para o monitoramento e avaliação das estratégias referentes ao fortalecimento do NASF nas vinte e duas Regionais de Saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Espera-se contribuir para o redirecionamento das ações do Estado junto ao NASF, com o intuito de fortalecer este dispositivo para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), possibilitando uma reorganização do processo de trabalhos da Saúde da Família/NASF e o envolvimento dos gestores quanto à importância da estratégia NASF.


Palavras-chave


NASF; Saúde da Família; Processo de Trabalho

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.