Educação popular: experiência em unidade de saúde da família de Manaus

Frederico Germano Lopes Cavalcante, Denise Rodrigues Amorim de Araújo, Marcelo Cláudio Barroso de Vasconcellos

Resumo


Introdução: A Educação Popular em Saúde (EPS) é um elemento fortalecedor do controle social do SUS, permitindo maior participação da população ao inserir características, valores, crenças e saberes populares à gestão e à prática tradicional da Atenção Básica. Elementos da EPS vem sendo incorporados na rotina da equipe de Saúde da Família da UBSF O-12, localizada no bairro Lírio do Vale em Manaus.

Objetivos: Relatar a experiência da equipe nas ações de Educação Popular; fortalecer o vínculo entre trabalhador e usuário através do acolhimento e da escuta; assimilar conhecimentos e saberes diversos na prática médica e de saúde; empoderar os indivíduos através do exercício da cidadania.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Qualificados pela Fiocruz como educadores populares, servidores da UBSF O-12 atuam como multiplicadores de intervenções culturais e criativas que abordam e agregam aspectos da comunidade. Estas ações caminham além das tradicionais técnicas educativas, como as palestras e distibuição de impressos, dando lugar ao saber popular, seus costumes e valores. Foram criados espaço de escuta e acolhimento entre os próprios servidores por meio da "Tenda do Conto" como também intervenções culturais, teatrais e de cenopoesia para promover a saúde. O hábito amazônico do uso de plantas medicinais vem sendo incorporado à prática de saúde tradicional assim como técnicas de auto-cuidado.

Resultados: Observa-se que a introdução da Educação Popular em Saúde em nossa unidade vem melhorando substancialmente a reciprocidade na relação entre trabalhador e usuário assim como os resultados das ações de promoção da saúde individual e coletiva. A população vem adquirindo progressivamente noções culturais e de cidadania, uma vez que o espaço para o diálogo e discussão é ampliado e a participação dos indivíduos é estimulada. Os próprios trabalhadores da unidade possuem um espaço para que sejam acolhidos e escutados uns aos outros.

Conclusão ou Hipóteses: Constata-se que a Educação Popular passou a ser um Marco na prática de saúde da unidade, pois permitiu a adoção de estratégias de promoção de saúde de forma mais horizontal, tanto na atenção como na gestão. Trabalhadores e usuários relacionam-se se forma mais calorosa e humana, uma vez que estão sensibilizados pela importância de escutar-se uns aos outros.


Palavras-chave


Educação Popular; Promoção da Saúde; Saúde da Família;

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.