Sementes: estratégia de abordagem do programa de educação pelo trabalho para saúde

Isabela Scárdua Frizzera Gonçalves, Luis Fernando Santos Ferrreira, Raissa Correia Rafael, Larissa Santos da Luz Carvalho, Cláudio Alan Oliveira da Rosa

Resumo


Introdução: De acordo com o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), em 2010, cerca de 3% da população sofre com transtornos mentais. Ainda, 6% da população apresenta transtornos psiquiátricos pelo uso de álcool e outras drogas, e 12% da população necessita de atendimento em saúde mental. Nesse cenário, o SUS dedica-se a uma efetiva reinserção de pessoas com transtornos mentais na comunidade.

Objetivos: Trabalhar em conjunto com os profissionais da Equipe de Saúde da Família do Distrito D’Agua – Parque Amazônia I, Belém, Pará, para efetiva integração entre a universidade através do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde e os trabalhadores, consolidando parceria entre ensino e serviço.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Como estratégia metodológica, utilizou-se a projeção de um filme de longa metragem intitulado “Bicho de sete cabeças”, em umas das atividades de encontro do grupo denominada “SeMENTES”. O local de exibição do filme foi no espaço da Universidade Federal do Pará, envolvendo alunos bolsistas, tutor acadêmico, preceptor e os agentes comunitários de saúde da área de atuação do projeto. Após o filme, aplicou-se um questionário semi-estruturado a fim de permitir uma reflexão e investigação sobre o entendimento do filme, envolvendo conceitos sobre a saúde mental, a problemática das drogas e a relação entre ambas.

Resultados: As reflexões trouxeram à tona depoimentos dos agentes de saúde sobre o cotidiano de suas práticas na comunidade, descrevendo, ainda, a realidade vivenciada durante as visitas domiciliares, onde podem confirmar o consumo intenso dos mais diferentes tipos de drogas. A investigação demonstrou também a necessidade da aproximação da comunidade com a saúde mental, por meio de uma abordagem multidisciplinar, que possibilite a diferenciação do contexto de saúde mental e transtornos psiquiátricos. Além disso, os resultados traduziram a dificuldade dos agentes comunitários de saúde em trabalhar com o tema.

Conclusão ou Hipóteses: As atividades desenvolvidas trouxeram a sensibilização e a aproximação com o grupo de trabalho, demonstrando que a universidade pode contribuir favoravelmente no diálogo entre o ensino e o serviço. Dessa maneira, possibilita a ampliação das redes e o reconhecimento da comunidade e da família como participantes efetivas, por considerar as reais necessidades da população.




Palavras-chave


Saúde Mental; PET-Saúde; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.