Relatando experiências vivenciadas no curso de especialização em saúde da família

Erislêda Maria Soares da Silva

Resumo


Introdução: O presente trabalho faz um relato de experiência a cerca do Curso de Especialização em Saúde da Família. O mesmo é fruto das disciplinas ofertadas em confronto com a vivência profissional, justifica-se como crítico e relevante quando propõe aos profissionais da Atenção Básica uma análise entre teoria e prática, instigando questionamentos de conceitos, e rotinas inseridas nesta realidade.

Objetivos: Objetiva-se assim, relatar a experiência do Curso de Especialização em Saúde da Família, refletindo os conteúdos das disciplinas sobre a prática profissional através dos portifólios produzidos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Descrevemos as disciplinas ofertadas, com suas atividades, questionamentos e discussões, contextualizando o Curso de Especialização em Saúde da Família com as realidades apresentadas pelo Sistema Único de Saúde, a Estratégia de Saúde da Família e a própria Educação Permanente em Saúde. Seu contexto é uma “sala de aula diferente”, já que o centro desta relação extrapola limites geográficos e temporais diferentemente de cursos convencionais. Trata-se de auferir potencialidades, possibilidades e seus aspectos no processo ensino-aprendizagem. Aqui, teoria e prática se confrontam num processo contínuo de aprendizagem, ensino e trocas de experiências entre profissional e paciente.

Resultados: Como resultado, consideramos que as disciplinas ofertadas, além se servirem de base e referencial teórico, contribuem indiscutivelmente para uma reflexão do que encontramos na realidade da Estratégia de Saúde da Família, que ao ser comparada com a literatura disponibilizada compõe-se num dos modelos requeridos para grandes transformações de uma sociedade. Reforçando a necessidade de um processo de Educação Permanente para os profissionais que atuam nesta área.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se, portanto, pela importância da realização do curso de Especialização em Saúde da Família, dado a sua contribuição aos profissionais de saúde enquanto “atores e educadores” dentro de seus panoramas profissionais.


Palavras-chave


Reflexão; Teoria; Vivências

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.