A modernização da comunicação em saúde através das mídias sociais

Rodrigo Alves Ribeiro

Resumo


Introdução: Demonstrar a interação entre as mídias sócias com as ações de saúde inseridas na Coordenação de Saúde da Área de Planejamento 5.3 (CAP 5.3), responsável pelos bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas tais como: facebook, blog, twitter, fotos, vídeos, entre outras, com o propósito de promover a saúde.

Objetivos: Potencializar a construção da inteligência coletiva, desenvolvendo e disponibilizando recursos para a criação de uma rede de informações interligadas, onde os usuários destes serviços possam obter o máximo de informações para promoção, prevenção e educação em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Algumas das mídias sociais e audiovisuais mais utilizadas (blog, twitter, facebook, fotos e vídeos) aproximam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e das equipes de atenção primária em saúde que passam a conhecer a sua unidade de referência além de contribuir para a comunicação em saúde. Em consequência foram criados blogs de saúde da família para cada unidade de saúde existente em um total de 25 blogs. Este processo colabora com o fortalecimento e o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família e suas linhas de cuidados. Com o avanço do tempo, foram adicionadas novas redes sociais como: facebook e twitter.

Resultados: As mídias sociais alem de viabilizar de forma simultânea e descentralizada as ações de educação permanente em saúde dos profissionais que atuam na atenção primária em saúde do município do Rio de Janeiro, observa-se também um grande aumento nas trocas de informações entre profissionais de saúde e usuários na Coordenação de Saúde 5.3 (CAP 5.3). Atualmente são assistidos pela área de abrangência 5.3: 25 blogs de saúde da família com 286.754 mil acessos até a data de Novembro de 2012, 2543 fotos, mais de 20 vídeos publicados, diversos seguidores no twitter e no facebook, além da construção de outros blogs sobre as linhas de cuidados existentes na área.

Conclusão ou Hipóteses: Os registros das atividades por meio das mídias sociais fornecem mais clareza e facilita a exposição sobre os processos de trabalho. A Velocidade das informações gera uma melhor interação entre os usuários do sistema único de saúde (SUS), pois proporciona uma troca de informações de forma rápida, simultânea e em tempo real.

 



Palavras-chave


Comunicação; Mídias; Integração.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.