Saúde bucal: capacitando o agente comunitário de saúde

Luis Jorge Namhum Gonçalves

Resumo


Introdução: A inserção da Saúde Bucal no SUS deu-se de forma paralela e afastada do processo de organização dos demais serviços de saúde. Essa tendência vem sendo revertida, devido o esforço para promover uma maior integração da SB nos serviços de saúde, a partir da conjugação de saberes e práticas que apontem para a promoção e vigilância em saúde, visando práticas que incorporam a abordagem familiar(1).

Objetivos: O objetivo deste trabalho é verificar as possibilidades de capacitação dos ACSs na melhoria de sua atuação em promoção de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo do tipo revisão bibliográfica. Tendo incluídos nesta revisão estudos qualitativos descritivos. Para o levantamento foi utilizado o site da Biblioteca Virtual em Saúde, bases de dados bibliográficas LILACS, SCIELO. Utilizando os seguintes Descritores da Saúde: “Agente Comunitário de Saúde”, “Saúde Bucal”, “Saúde da família”, capacitação. A busca foi realizada no período de abril a julho de 2012. Critérios de inclusão: foram incluídos apenas trabalhos brasileiros. Critérios de exclusão: foram excluídos trabalhos estrangeiros, pois se trata de um programa do Ministério da Saúde do Brasil. Foram encontrados registros bibliográficos de artigos publicados no período de 2007 a 2011.

Resultados: Após oficina de treinamento para qualificar todos os ACS na aplicação de Indicador Comunitário de Saúde Bucal(ICSB), eles identificaram os problemas bucais em 100% da população adstrita, no período de seis meses(2).O impacto produzido pelas condições bucais na qualidade de vida das pessoas pode ser determinado pelos indicadores sócio-odontológicos e a associação entre medidas normativas e subjetivas possibilitam uma análise mais lógica e precisa, podendo redirecionar todas as políticas de gestão dos sistemas de saúde, para que o mesmo se volte às reais necessidades do público que deve assistir(3)

Conclusão ou Hipóteses: Fica evidente a possibilidade de capacitar o ACS para a promoção da Saúde Bucal, utilizando-se da educação permanente em saúde, de diferentes ferramentas e indicadores que despertem suas percepções em relação às doenças bucais, contribuindo para o alcance da integralidade das ações de saúde. É necessário investir no projeto pedagógico de formação do ACS.


Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Saúde Bucal; Capacitação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.