Saúde do idoso: relato de experiências de residentes atuantes na saúde coletiva

Jaiany Alencar Rolim Gualberto, Geane Castro, Luciane Mayara Barbosa Amoras, Maria Virgínia Filgueiras de Assis Mello, Dilson Rodrigues Belfort

Resumo


Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno que já atinge grande parte das populações mundiais, deixando de ser exclusivo dos países desenvolvidos. Diante disso, consideram-se essenciais todos os meios de ações em saúde que promovam acima de tudo populações mais saudáveis, capazes de exercer suas vidas com autonomia e qualidade, objetivando a saúde coletiva dos mesmos.

Objetivos: Este trabalho visa relatar a experiência de residentes vinculadas ao Programa Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amapá junto ao NASF (Núcleo de Apoio Saúde da Família) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marabaixo II, localizada no município de Macapá-AP.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tratou-se de um relato de experiência a partir das ações desenvolvidas pela equipe de Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amapá, constituída especificamente pelas áreas de Enfermagem e Educação Física.

Resultados: A equipe desenvolveu atividades de: Dinâmicas de grupo; Educação em saúde, Estímulo ao autocuidado e a prática de atividades e exercícios físicos. Assim, dois dias da semana foram dedicados ao atendimento do grupo de idosos, na sua maioria, diabéticos e/ou hipertensos composto por dez participantes de ambos os sexos. Tais atividades foram responsáveis pelo fortalecimento da promoção à saúde, prevenção de agravos e reabilitação destes idosos, objetivos principais da política nacional da Atenção Primária em saúde, permitindo o fortalecimento do vínculo do idoso e sua família com a equipe de saúde, além do trabalho de responsabilização pela própria saúde proporcionando um envelhecimento ativo.

Conclusão ou Hipóteses: Contudo, a recente experiência vivenciada pelas Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, representa uma ação real de intervenção em prol do idoso do município de Macapá, com indicativos de que é possível consolidarmos ações semelhantes e envolvermos outros atores desejosos de transformar a velhice amapaense mais digna e cidadã.


Palavras-chave


Relato de experiências; Educação em Saúde; Idoso

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.