Saúde mental na roda: educação permanente para a clínica ampliada em saúde

Patrícia Gonzaga Amorim, Anne Carime de Souza, Helga Benneth Pires, Camila Cardoso Caixeta

Resumo


Introdução: A formação e qualificação dos profissionais para as práticas integrais em saúde é um ponto crítico para a consolidação do SUS e a integração ensino-serviço é estratégica para transformar as práticas de ensino e cuidado em saúde. O objetivo desse trabalho é apresentar uma experiência em Educação Permanente (EP) do PRÓ-PET Saúde UFG/SMS Goiânia, atualmente em curso.

Objetivos: A EP “Saúde Mental na Roda” visa fortalecer a integralidade na formação e na atenção em saúde, através da criação de espaços de construção coletiva de conhecimento e ações transformadoras sobre as práticas de acolhimento e apoio matricial em saúde/saúde mental, na rede SUS e na UFG.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Participam da EP 30 profissionais da rede SUS (CAPS II, CAPS AD, Consultório de Rua, NASF) e 12 da UFG (professores, profissionais de saúde mental).. A EP tem carga horária de 100 horas e é baseada na metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, desenvolvida através de rodas de aprendizagem. Está organizada em 8 módulos, correspondentes às etapas do Arco de Maguerez, visando problematizar e qualificar o acolhimento e o apoio matricial em Saúde Mental na rede SUS e na UFG. A EP propõe o desenvolvimento de atividades voltadas para a construção, a aplicação e a produção de conhecimento, bem como para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Resultados: Dentre as atividades práticas propostas na EP destacam-se: as rodas ampliadas - mensais, na UFG, abertas à participação da comunidade universitária e de profissionais e gestores da rede SUS, visando o desenvolvimento de atividades de Promoção e Educação em Saúde Mental - bem como produção de apresentação oral e artigo de relatos de experiência da EP. O dispositivo de avaliação proposto visa acompanhar o percurso de aprendizagem de cada aluno no processo da EP, inclui estratégias de auto e hetero-avaliação e instrumentos diversificados e será desenvolvido em três momentos distintos: inicial, ao longo da EP e final.

Conclusão ou Hipóteses: Estão previstas 2 turmas de EP, em 2013 e 2014. Dentre os resultados esperados, destacamos: a problematização e qualificação da rede de Atenção Psicossocial da SMS Goiânia e da promoção e cuidado em Saúde Mental do estudante UFG, e a publicação de um livro síntese do processo e produtos da EP.


Palavras-chave


Integração Ensino-serviço; Educação Permanente; Saúde Mental

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.