Sensibilização da comunidade sobre o conselho gestor de saúde

Mayumi Uchôa Nawa, Pamela Bernardes Mineu Fontes, Tainá Chaia Rodrigues, Thaís Maldonado, Thiago Saadeh Albuquerque

Resumo


Introdução: O SUS permite a participação social através dos Conselhos Gestores de Saúde (CGS), garantindo a participação da população na fiscalização dos recursos da saúde. Porém, durante o estágio na UBS Vila Guacuri, alunos do 1o ano de Medicina, observaram uma baixa adesão dos usuários ao CGS local, motivando-os a incentivar a participação da comunidade no mesmo.

Objetivos: Sensibilizar a população quanto à importância do Conselho Gestor de Saúde da UBS Vila Guacuri, ressaltando as formas de participação para efetivar suas sugestões e críticas relacionadas ao serviço de saúde local.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Inicialmente, foram convidados cinco usuários para conhecerem a organização da UBS. Nesta data, o grupo se reuniu com os convidados para uma discussão baseada no que foi observado. A segunda fase baseou-se em um evento com realização de sete palestras sobre o CGS. Simultaneamente às palestras, o grupo realizou o circuito saúde

Resultados: Os usuários presentes no evento realizado mostraram-se extremamente interessados e agradecidos. Muitos deles desconheciam as reuniões do CGS e a necessidade de participação social. Além disso, destacaram a falta de incentivo para participação no CGS: o horário de reuniões incompatível com a disponibilidade e a ausência de um sentimento de coletividade, que estimulasse o usuário a mover-se em prol da comunidade, uma vez que seu caráter do CGS é essencialmente voluntário. Os relatos dos participantes, após a discussão, mostraram inclinação à uma possível contribuição destes visando melhorias no serviço de saúde local, atendendo à proposta do grupo.

Conclusão ou Hipóteses: Ao expor as atividades do Conselho Gestor de Saúde da UBS Vila Guacuri de forma dinâmica, os usuários foram sensibilizados quanto a importância da participação popular no que diz respeito a busca efetiva por um serviço de saúde de qualidade.


Palavras-chave


Graduação Médica na APS; Conselho Gestor de Saúde; Integração Academia Serviço; Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.