Sucos industrializados e suas interações com fármacos

Michel Quaresma Rodrigues, David Américo de Assunção Júnior, Mylenne Cardim Ferreira, Rômulo Augusto Feio Farias

Resumo


Introdução: O consumo de sucos industrializados no mundo aumentou devido a praticidade e conveniência dos mesmos. Esse consumo exagerado pode levar a determinados problemas de saúde pública, por exemplo, a interação com drogas e ou nutrientes podendo comprometer a conduta terapêutica farmacológica.

Objetivos: Apresentar informações presentes na literatura científica sobre a interação entre sucos industrializados e medicamentos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Consistiu de pesquisa bibliográfica, nos últimos 10 anos, referente à utilização de sucos industrializados e sua relação com medicamentos, pesquisa em livros e sites de pesquisa Pubmed, Scielo, google acadêmico, Portal periódico da Capes e biblioteca virtual em saúde (BVS) utilizando as palavras-chave: sucos industrializados, medicamentos e interações, sucos industrializados e medicamentos.

Resultados: De acordo com os achados, os sucos industriais têm relações com certos tipos de fármacos, agindo como atenuadores de efeitos colaterais de alguns tipos de medicamentos que são metabolizados pelo CYP2C9 como o diazepan, celecoxibe, diclofenaco e fluvastatina, também há de se observar que em altas quantidades ingeridas de alguns tipos de suco, a interação desse com a Varfarina pode ter o efeito dessa diminuído.

Conclusão ou Hipóteses: Dos sucos industrializados encontrados verificou-se que o suco de cranberry é o que tem maior interação para com os fármacos, tanto potencializando (sinergismos) seus efeitos como diminuindo. Mais pesquisas devem ser realizadas a fim de se observarem outras interações entre sucos industrializados versus medicamentos visto que é de suma importância na prática clínica.




 


Palavras-chave


Sucos Industrializados; Medicamentos e Interações; Sucos Industrializados e Medicamentos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.