A territorialização na Estratégia Saúde da Família

Ariadna Janice Drumond Morais, Mayara Karoline Silva Lacerda, Sarah Caroline Oliveira de Souza, Kênia Souto Moreira, Gabriela Lopes Leite de Souza

Resumo


Introdução: O processo de Territorialização pressupõe o reconhecimento das principais características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais inerentes à população adscrita. Esse processo se apresenta como uma ferramenta que facilita o trabalho dos profissionais de saúde na comunidade.

Objetivos: Trata-se de uma revisão de literatura que tem como objetivo analisar a importância e aplicabilidade do processo de territorialização como ferramenta para o desenvolvimento da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Metodologia ou Descrição da Experiência: A reflexão teórica foi embasada na análise de 17 artigos científicos referentes ao tema abordado, publicados entre 2008 e 2012, disponíveis nas bases de dados da Biblioteca de Virtual em Saúde (BVS), sendo 09 encontrados na BDENF e 08 na LILACS. Utilizaram-se os descritores “área”, “território” e “Atenção Primária” na LILACS, e os descritores “território”, “processo” e “ESF” na BDENF. Durante a seleção foram utilizados como critérios de inclusão: publicação nos últimos dez anos; disponibilidade dos artigos na íntegra e em idioma português e abordagem do tema em questão, através da leitura prévia dos resumos dos artigos.

Resultados: A territorialização se constitui a partir da demarcação de áreas para o desenvolvimento das ações da ESF, bem como o reconhecimento das necessidades da população e os fatores que constituem barreiras de acessibilidade ao serviço. Esse processo permite a criação de vínculos entre os usuários e profissionais para que possam ter uma visão holística do espaço onde atuam e trabalham para a promoção da saúde. Embora a territorialização seja um dos eixos norteadores da ESF, observa-se que não tem sido operacionalizada com toda sua resolubilidade ou tem sido feita de maneira superficial, devido a uma provável desvalorização por parte dos profissionais ou da própria complexidade de sua concretização.

Conclusão ou Hipóteses: A partir dessa análise, pode-se concluir que o olhar multiterritorial, a compreensão da problemática local, a programação das ações e a efetivação da promoção da saúde, enquanto objetivos primordiais da ESF, podem ser consolidados através do processo de territorialização.





Palavras-chave


Território; Saúde da Família; População.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.