Transformando beleza em saúde na Estratégia Saúde da Família

Leandro Arantes Moreira, Érica da Silva Zanardi, Jaciano Gomes Santiago

Resumo


Introdução: Trata-se de um relato de experiência realizado na área da Estratégia Saúde da Família, na área programática 4.0, localizada no Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira de Mello, no Rio de Janeiro, visando atender as atividades de promoção, prevenção e assistência à saúde destinada à população adscrita, nesse caso, a clientela feminina. ..

Objetivos: Integrar a comunidade feminina com a Estratégia Saúde da Família e oferecer a oportunidade de embelezamento estético, com o desígnio de resgate da feminilidade e imagem pessoal, bem como garantir a regularização do exame de colpocitologia oncótica, denominado Papanicolau.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades assistências foram coleta de preventivo,.sugerido a todas as mulheres que chegavam à unidade e também apresentado no auditório da instituição uma sessão de cinema, com o intuito de sensibilizar a clientela para questões concernentes à evolução da Saúde da Mulher, pois o filme retrata uma mulher que tenta reconciliar família, emprego e vida pessoal, o que amplia a óptica de uma mulher cada vez mais pró ativa e decisiva, tanto como mãe, quanto mulher. Houve distribuição de rosas no horário da manhã a todas as mulheres que se encontravam presente na unidade, independente se consistiam em usuárias e/ou funcionárias.

Resultados: Avaliação/resultados: foram realizados 253 preventivos, 170 escovas (Estética capilar), 230 maquiagens, 88 sobrancelhas, 200 atendimentos com serviços de manicure e pedicure e 78 assistiram ao filme. Houve 05 relatos de mulheres que expuseram estar em depressão e que saíram da unidade sentindo-se muito melhor.

Conclusão ou Hipóteses: Trouxe participação efetiva das mulheres da comunidade em questão,elevação da auto-estima,resgate da dignidade,bem estar,permitindo uma assistência qualificada. Tratando-as como indivíduo e com necessidades de saúde individuais e coletivas;criação e fortalecimento de vínculo do profissional com a população feminina através da comunicação terapêutica e educativa estabelecida.



 


Palavras-chave


Cuidados à Saúde; Imagem Corporal; Mulher

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.