Análise da assistência farmacêutica na USF Palmeira do Açaí Ananindeua - PA

Aluizio Augusto Pereira Semblano, Yuri Aarão Amaral Serruya, Sherlon Elvis Pinto Raiol, Matheus Acácio Moreira, Roberto Ataíde Pinto

Resumo


Introdução: A definição de assistência farmacêutica, segundo a política nacional de medicamentos, é a de um grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandas pela comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e suas etapas constitutivas bem como conservação, controle de qualidade, segurança e eficácia terapêutica dos medicamentos utilizados.

Objetivos: Analisar a qualidade da assistência farmacêutica, associando a interação do ambiente no processo saúde-doença aos pacientes admitidos e acompanhados na Unidade de Saúde da Família Palmeira do Açaí, em Belém do Pará, identificando as classes de fármacos mais utilizados e seu modo de obtenção.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Será realizado um estudo descritivo e qualiquantativo, utilizando como critério de inclusão pacientes de ambos os sexos na faixa de 18 a 80 anos. A coleta de dados será realizada a partir de um questionário com informações de identificação, perfil sócio econômico, maneira de aquisição do medicamento, uso ou não de fármacos alternativos, com a utilização de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para obedecer os preceitos bioéticos de pesquisa. A pesquisa terá como duração 30 dias.

Resultados: Foi constatado, a partir da análise do protocolo de pesquisa, que dentre os fatores que influenciam o processo saúde doença, 90% da população não possui rede de esgoto; 67% recebem em residências água tratada. No campo de obtenção dos fármacos, 13% fabricam fármacos caseiros , 20% recebe o fármaco na farmácia popular, 20% recebe o mesmo na Unidade; 17% utiliza fármacos caseiros e recebe na unidade e 30% recebem fámacos na Unidade e na farmácia popular. No que diz respeito a classe de medicamentos, 6,5% dos fármacos obtidos foram analgésico-antipiréticos, 27% antibióticos, 20% hipoglicemiantes, 17% hipertensivos, 6,5% anti-histamínicos e 23% antiparasitários.

Conclusão ou Hipóteses: De acordo com os resultados, conclui-se que as condições de moradia dos pacientes pode estar ligada com o aumento de morbidades referidas dos pacientes cadastrados. Os fármacos de maior circulação na unidade foram os analgésicos-antipiréticos e antibióticos e o seu modo de obtenção de maior frequência foram obtidos na unidade e na compra em farmácias populares.



Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Fármacos; Perfil Sócio Econômico.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.