Sociabilidade do paraense: ferramenta para quem trabalha com famílias em comunidade carentes

Bruna Francinetti Menezes Castro dos Santos, Daniele Monteiro de Oliveira

Resumo


Introdução: Os paraenses têm a fama de serem calorosos anfitriões. Usam o vocativo de “mano” e “parente”, tratando o outro como familiar. Os paraenses cultivam as raízes indígenas que valorizam o sentido da comunidade. Isso pode ser percebido na relação próxima entre vizinhos, pois muitas vezes este personagem ajuda na criação das crianças e no cuidado com a casa na ausência do proprietário.

Objetivos: Este relato de experiência busca construir uma ligação entre a sociabilidade do paraense junto às famílias e comunidades carentes, que possuem um contexto sócio-econômico diferente do profissional de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Esta reflexão partiu do fato de que em função dos Programas Sociais o profissional tem adentrado na comunidade e nos lares da família brasileira e lhe é exigido à utilização uma linguagem acessível e que se faça visitas domiciliares, por exemplo. Então, depara-se com o seguinte questionamento: como superar a barreira de ser ter realidades tão dispare entre profissional de saúde e a comunidade?

Resultados: Foi neste cenário que a sociabilidade proveniente da cultura paraense se apresentou como sendo uma ferramenta que facilita com que se criem pontes entre dois mundos. Relatamos a experiência de uma médica (clínica geral) que atua no Programa Saúde da Família e uma psicóloga (terapeuta de casal e família) que atende em um Centro de Psiquiatria. Ambas paraenses, mas que trabalham em São Paulo e se valem da sociabilidade como um meio de acessar as famílias, vincular-se a elas e a estimulá-las a teres comportamentos que promovam uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

Conclusão ou Hipóteses: Infelizmente, as habilidades que constroem uma sociabilização ainda são pouco consideradas durante a formação profissional, como: estabelecer uma boa comunicação e recursos que vão ao encontro da humanização na saúde pública. Todavia, a cultura também é um meio que oferece experiências que se bem utilizadas podem favorecer a competência profissional.


Palavras-chave


Sociabilidade; Profissional de Saúde; Habilidade Social

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.