Teatro de rua como estratégia de educação em saúde em uma comunidade

Andrea Tavares Barbosa, Filomeno Bastos de Mesquita Neto, Emanuel de Lucena Augusto Lima, Ingrid Cavalcante Sarquis, Fernanda Fonteles Moreira

Resumo


Introdução: O teatro de rua é uma arte construída coletivamente a partir da interpretação, da expressão humana e pode ser visto como um promissor método educativo em saúde, pois consegue alcançar as pessoas em sua totalidade, abrangendo o ensino/aprendizagem por meio da interação ativa com o público.

Objetivos: Avaliar a percepção dos profissionais e dos usuários do sistema público de saúde acerca da experiência que associa ciência e teatro, vivenciada pelos acadêmicos do curso de Medicina.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de natureza quantitativa, intervencionista, experimental e longitudinal. Inicialmente, realizaram-se encontros periódicos (de janeiro a novembro de 2012) com apresentações teatrais, aos moldes das técnicas do teatro de rua, que abordavam questões relacionadas à saúde e ao dia-a-dia da comunidade do Lagamar, em Fortaleza – CE. Ao fim das atividades, foram feitos dois questionários. Um deles direcionado a 35 participantes desses grupos de Educação em Saúde e outro a um grupo de 12 profissionais de saúde da comunidade (agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos), para se avaliar o efeito dessas atividades como suscitadoras do processo de promoção da saúde.

Resultados: No questionário voltado à comunidade, 94,3% da amostra era composta por mulheres, e a idade média foi de 29 ± 16 anos. 88% dos entrevistados participaram, no mínimo, uma vez por mês dos grupos de Educação em Saúde, e 71,4% deles aprenderam mais sobre saúde com o teatro do que com outros métodos da Estratégia de Saúde da Família. 65% dos mesmos disseram já ter assistido a peças sobre saúde, e 85,7% afirmaram que os temas tratados mudaram sua rotina. No questionário voltado aos profissionais, 91,7% deles afirmaram já ter participado de peças com esta temática. Todos eles afirmam que se aprendeu mais com o teatro e concordam que eles próprios devem dar continuidade a essa atividade.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se, com o teatro de rua, maior adesão da comunidade aos grupos de Educação em Saúde e maior destreza das pessoas em entender e praticar o conhecimento adquirido, motivando mudanças no estilo de vida, algo notado também pelos profissionais da saúde. Percebeu-se, porém, certo despreparo desses profissionais acerca do método aplicado, que deve ser mais bem explorado e aprimorado.


Palavras-chave


Teatro de Rua; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.