Trabalho de campo na ESF: cenário de formação para alunos de graduação

Renata Costa Jorge, Mônica Villela Gouvêa, Elisete Casotti, Luiz Carlos Hubner Moreira

Resumo


Introdução: O Programa Médico de Família (PMF) é uma estratégia de reorganização da Atenção Básica implantada no município de Niterói em 1992. Desde 2005, este cenário configura eixo de ensino, extensão e pesquisa para estudantes de graduação em odontologia que realizam trabalho de campo supervisionados por docentes e profissionais da rede de serviços interessados na preceptoria.

Objetivos: Este trabalho objetiva relatar essa experiência de trabalho de campo sob a perspectiva dos alunos envolvidos, bem como sua contribuição para a consolidação de vivências no SUS de acordo com a orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho de natureza qualitativa foi realizado com base na análise dos relatórios finais dos alunos de odontologia de uma universidade federal situada no município. A cada início do semestre alunos e docentes se dividem em grupos de cerca de 5 componentes e são distribuídos pelas unidades de saúde definidas com a gestão do PMF. Os alunos conhecem o território e centram o trabalho nas famílias, estudando com elas suas necessidades de saúde e construindo com as equipes, projetos terapêuticos ampliados e singulares. O estudo do território se baseia em Milton Santos: seus fixos (objetos naturais/construídos que compõem a paisagem) e fluxos (informações, produtos, pessoas, ideias, cultura).

Resultados: Alunos do curso de odontologia acompanhados por um docente conhecem analisam, se envolvem e são afetados pelo cotidiano de um módulo PMF e da população adscrita. A análise dos relatórios permitiu destacar que para os alunos, a vivencia possibilitou: maior compreensão da Atenção Básica, vivencia de trabalho em equipe, compreensão dos diferentes perfis profissionais, aprendizado referente à abordagem familiar, desmistificação de preconceitos com relação ao SUS, percepção de diferentes realidades, construção de vínculo e memória positiva de atividade acadêmica e inserção profissional. Para a grande maioria dos sujeitos do estudo, o trabalho de campo viabilizou aprendizagem significativa.

Conclusão ou Hipóteses: Por fim, na ótica dos alunos, o PMF de Niterói vem constituindo campo privilegiado de prática e aprendizado em saúde, cabendo ressaltar que nos conteúdos analisados encontrou-se a percepção de que uma efetiva aproximação entre alunos de graduação e profissionais/serviços de saúde deve ocorrer em ambientes dispostos a exercitar a reflexão sobre a prática.


Palavras-chave


Programa Saúde da Família; Ensino; Integração ensino-serviço

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.