Tratamento restaurador atraumático nas escolas adscritas a uma unidade saúde da família

katia Regina Vaz de Azevedo, Polyana Vivan Vieira Leite, Frederico Pereira Coelho

Resumo


Introdução: O Tratamento Restaurador Atraumático é indicado pelo Ministério da Saúde como uma técnica coletiva, apesar do atendimento individualizado, devido ao combate a cárie que é uma doença de alta prevalência no país. Este trabalho foi realizado pelas Equipes de Saúde Bucal do CMS BUÁ B.B. Fonseca ( Magalhães Bastos/ SMSDC/RJ A.P.5.1) nas escolas municipais da área adscrita desta Unidade de Saúde.

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a experiência das equipes de Sáude Bucal na aplicação do TRA no ambiente escolar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades foram desenvolvidas em quatro escolas onde foram avaliados 1759 alunos que participaram de atividades de educação em saúde bucal, grupos de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, com recebimento de kit de higiene oral a aplicação da técnica nos alunos selecionados.O material utilizado foi o cimento de ionômero de vidro VitroMolar e instrumentos manuais para a remoção da cárie, preconizados pela técnica e fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde

Resultados: Dos alunos participantes,1019 não necessitaram de nenhum tipo de tratamento odontológico , 439 tinham indicação para o TRA , e 301 foram referenciados para tratamento na unidade de saúde. A técnica foi realizada no próprio ambiente escolar.Dos alunos com indicação para o TRA, 398(87,9%) participaram e 41 alunos (12,1%) não realizaram o tratamento. Tiveram alta do tratamento, 357(89,6%) alunos e 41(10,4%) foram encaminhados para a Unidade de referência.

Conclusão ou Hipóteses: O TRA pode ser utilizado pelas Equipes de Saúde Bucal no controle da cárie,uma vez que é resolutivo, sendo mais uma alternativa da ampliação do acesso e da redução da demanda reprimida.




 


Palavras-chave


Tratamento Restaurador Atraumático; Saúde Bucal; Saúde do Escolar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.