Utilização de estratégia problematizadora em estudo de caso na ESF

Herta Maria Castelo Branco Ribeiro, Maria da Conceição Costa Vilanova, Meire Maria de Sousa e Silva, Maria Gláucia Alves Albuquerque

Resumo


Introdução: O presente trabalho tem como objetivo expor a o implementação do Método da Problematização com a técnica Arco de Maguerez no contexto da Estrategia de Saúde da Família (ESF), relacionando-o com a gravidez na adolescência. Situa-se em um caso específico no qual as relações familiares, afetivas e sociais encontravam-se em comprometimento, colocando em risco a saúde da gestante e do bebê.

Objetivos: Utilizar técnica de análise de caso problematizadora (Arco de Maguerez) para resolução de problemática de saúde envolvendo uma adolescente gestante em seu contexto sócio-familiar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo do caso em questão utilizou-se de ferramenta problematizadora e sistematizada intitulada Arco de Maguerez, seguindo-se o seguinte roteiro: 1) Observação da realidade social da adolescente; 2) Destaque dos pontos-chaves que traduzem a problemática; 3) Teorização sobre a questão; 4) Hipóteses de solução do problema e 5) Aplicação na realidade.

Resultados: Os caminhos traçados a partir da metodologia escolhida como problematizadora do caso possibilitou acompanhamento adequado da gestação; minimização dos conflitos familiares; ampliação da assistência da saúde familiar e vinculação desta família à ESF de forma positiva e resolutiva.

Conclusão ou Hipóteses: A técnica problematizadora (Arco de Maguerez) pode ser utilizada em diversas situações que envolvam a necessidade de tomada de decisões e encaminhamentos, sendo extremamente útil quando envolve a necessidade de intervenção conjunta dos profissionais da ESF nas questões relativas à saúde das pessoas assistidas.




Palavras-chave


Estudo de Caso; Problematização; Arco de Maguerez

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.