Experiência de inovação em saúde no município de Mogi das Cruzes

Amanda Caroline Negreiro de Almeida, Cacilda Demesi Belinello, Elaine Regina Vasconcelos do Nascimento, Antero Rodrigues Junior

Resumo


Introdução: A inclusão tecnológica pode auxiliar na mudança das práticas de atenção à saúde e na organização do processo de trabalho trazendo como resultados o impacto na assistência e humanização do atendimento. Tais resultados podem ser medidos através de indicadores, facilitados com a implementação do planejamento estratégico, atribuindo qualidade ao processo de integração da rede de atenção à saúde.

Objetivos: O artigo tem como objetivo apresentar o processo de implantação de um sistema (software) para a informatização da saúde no município de Mogi das Cruzes, localizado na região metropolitana de São Paulo, com 387.779 habitantes, como ferramenta para inserção do SIS (Sistema Integrado de Saúde).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência com apresentação das técnicas e dificuldades encontradas no processo de implantação do software idealizado para apoiar a consolidação do SIS (almejado pela gestão local). Na primeira etapa, foi realizado um mapeamento da rede de saúde, através do levantamento do nº de unidades, distribuição geográfica, estrutura administrativa, força de trabalho e pesquisa da infraestrutura tecnológica, como nº e condições dos computadores. A partir daí surgiu a definição sobre qual solução (módulos do sistema) se adequaria às necessidades e a realidade local. Os módulos foram implantados por etapa, do básico para o mais complexo, de forma linear, em toda rede de saúde.

Resultados: Destacando as implicações do sistema para a reestruturação da assistência à saúde, os resultados mais significativos foram: Informatização completa da rede municipal, com prontuário acessível de qualquer posto de saúde; redução de filas de espera por consultas na rede básica de saúde; organização do processo de trabalho nas unidades de saúde; agilidade no atendimento médico e de enfermagem; redução do absenteísmo nas consultas, devido à confirmação com antecedência; redução da duplicidade no agendamento das consultas; maior acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde, visto que a oportunidade de agendamento de consulta foi ampliada com a implantação de totens e com o sistema via web.

Conclusão ou Hipóteses: A tecnologia traz a visão de melhoria e progresso. No município de Mogi das Cruzes não poderia ser diferente. A chegada do software provocou a modernização dos equipamentos para os serviços de saúde. Falta expandir a banda larga, mas os problemas são inerentes ao processo de implantação. Os profissionais passaram por adequação, os usuários perceberam maior organização no serviço.




Palavras-chave


Integração de Serviços de Saúde; Processo de Trabalho; Informatização da Rede de Atenção à Saúde.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.