Enfermagem e educação: relato de uma parceria com a comunidade escolar

Didiana Ferreira Souza, Mauro Celso Feitosa Maia, Maria Tita Portal Sacramento, Joana da Felicidade Ribeiro Favacho, Milene de Andrade Gouvea Tyll

Resumo


Introdução: A gestação em jovens e adolescentes é problema de saúde pública. No Brasil, é causa frequente de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Belém, a fecundidade em mulheres jovens (15 a 19 anos) acompanha índice Brasileiro, com 25% do total. O problema motivou a parceria entre uma escola pública do estado do Pará e o curso de Enfermagem de uma universidade privada no tratamento da questão.

Objetivos: Objetivo: Trabalhar a prevenção através da educação aos alunos sobre a temática da sexualidade a partir do conhecimento em enfermagem.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Descrição metodológica: A escola reuniu alunos na faixa etária de 12 a 19 anos e de ambos os sexos a participarem da atividade educativa. No primeiro momento ocorreu uma abordagem dialogal, onde os alunos formularam questões acerca de suas dúvidas e curiosidades sobre o tema; após isso,acadêmicos de Enfermagem apresentaram as respostas com apoio de material audiovisual e específicos da área (condom feminino e masculino, pênis emborrachado para demonstração, entre outros).

Resultados: Resultado: Durante o encontro percebeu-se a participação de alunos e profissionais da educação, favorecendo a quebra de barreiras que vêm dificultando o diálogo a respeito da sexualidade, ainda um tabu entre os adolescentes, seus pais e/ou responsáveis e a sociedade em geral.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão: A contribuição da comunidade científica,no tratamento de questões de tal relevância, favorece a informação atualizada e o esclarecimento indispensável sobre um assunto que afeta sobre maneira a geração de jovens e adolescentes amazônicos.


Palavras-chave


Educação; Adolescentes; Comunicação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.