Estágio estratégico da residência MFC/UFPE no sistema de saúde cubano

Nicole Geovana Dias Carneiro

Resumo


Introdução: Em Cuba, o sistema de saúde é universal, gratuito, acessível, integral e regionalizado. Conta com a responsabilidade do Estado, vontade política de garantir o direito fundamental ao cidadão, combatendo pobreza, exclusão social e iniquidade. A Escuela Nacional de Salud Pública (ENSAP) oferece o Curso “La Atención Primaria de Salud y la Medicina Familiar en Cuba” a médicos e estudantes do mundo.

Objetivos: O objetivo desse trabalho é relatar a experiência do Estágio Estratégico do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no sistema de saúde cubano, com enfoque na Atenção Primária à Saúde a saúde, realizado em novembro de 2011.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os residentes de Medicina de Família e Comunidade da UFPE juntamente com outros médicos de família do Brasil vivenciaram a realidade cubana por 20 dias, no mês de novembro de 2011. A ENSAP foi o ponto de acolhida, onde os participantes ficaram alojados. O curso consistiu em visitas aos diversos serviços de saúde (policlínicas, unidades de saúde da família, centro médico psicopedagógico, “hogar materno” e hospitais de referência), centro de referência para prevenção das DSTs/Sida, vigilância epidemiológica, e de apoio como as residências para idosos; conferências com os professores da escola; e reunião com líderes comunitários do “Consejo Popular”.

Resultados: O curso proporcionou o conhecimento do sistema de saúde cubano, a importância dada à medicina familiar, a relação que essa tem com os outros níveis de atenção à saúde, bem como propiciou o entendimento de que a Revolução Cubana foi chave fundamental para o rearranjo estrutural necessário para o estabelecimento de um sistema de saúde de qualidade, efetivo, reconhecido pela população e admirado pelo mundo.

Conclusão ou Hipóteses: O desafio colocado é consolidar a proposta de ampliação do curso para outros médicos de família do Brasil, além de afirmar uma possível parceria entre a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e a Escuela Nacional de Salud Pública.


Palavras-chave


Atenção Pimária à Saúde; Cuba; Residência de Medicina de Família e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.