Organização dos serviços de saúde por meio das linhas de cuidado

Ricardo Saraiva Aguiar, Cláudio José Ferreira Lima Júnior, Jussara Pereira de Oliveira, Fernanda Vieira de Souza Canuto, Miriam Oliveira dos Santos

Resumo


Introdução: Para se repensar em novas modelagens assistências, com base na integralidade, há de se aprofundar o debate a partir de novos fundamentos teóricos, particularmente sobre a natureza do processo de trabalho. Dessa forma, a linha de cuidado (LC) configura-se como uma estratégia de reorganização dos serviços de saúde, a fim de superar a fragmentação das práticas e alcançar uma assistência integral.

Objetivos: Discutir a formulação de linhas de cuidados, com base na integralidade, para a organização dos serviços de saúde e do caminho do usuário pela rede de serviços.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Como procedimento metodológico, realizou-se pesquisa em bases de dados. O levantamento bibliográfico das bases de dados foi realizado na Internet nos bancos de dados LILACS (Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed. Para a localização dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: gestão em saúde; prática profissional; Atenção Primária à Saúde. Em suma, como critério de inclusão dos estudos, selecionou-se as produções científicas brasileiras, concretizadas entre os anos de 2007 a 2012, que versavam sobre o objeto do estudo.

Resultados: Pensar na produção do cuidado em rede e de forma sistêmica traz consigo a ideia de construção de pontes entre os diferentes serviços. Nesse sentido, as linhas de cuidado são conceituadas como uma forma de organizar o caminho do usuário pela rede de serviços e de qualificar as portas de entradas do sistema, de forma que a equipe possa acolher, compreender, corresponsabilizar, intervir com vínculo e produzir autonomia, oferecendo um atendimento adequado às necessidades de cada um. Além disso, foram pensadas para superar a fragmentação das práticas de saúde, começando pela reorganização dos processos de trabalho na rede básica e depois somando-se a todas as outras ações assistenciais.

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se que a concepção de linha de cuidado deve prover mecanismos que garantam o cuidado. Portanto, as linhas de cuidado são potentes ferramentas para organizar os serviços, pois seu desenho permite que a equipe de saúde possa imaginar o caminho a ser percorrido pelo usuário, de modo a desenvolver ações gerenciais voltadas para suas necessidades.

 


Palavras-chave


Gestão em Saúde; Prática Profissional; Atenção Primária à Saúde.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.