Qualificação do acesso e gestão da clínica: instrumentos de baixa complexidade tecnológica

Luiz Felipe Fabi, Laryssa D. de Campos

Resumo


Introdução: Baseado no primeiro atributo essencial da APS: Acesso, verifica-se a importância de um instrumento que qualifique o Acesso e analise quanto o profissional médico consegue ser acessível, incremente a habilidade de organizar sua demanda, equilibre o acesso aos serviços e previna o excesso de utilização que pode trazer danos à saúde.

Objetivos: Qualificar o acesso, organizar os serviços e garantir uma boa Gestão da Clínica na APS através de instrumentos de baixa complexidade tecnológica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo quantitativo prospectivo realizado na Unidade Básica de Saúde Morada do Sol, subprefeitura Perus/Pirituba da cidade de São Paulo, por meio da digitalização da ficha D (produção) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo preenchida em planilha de Excel no decorrer dos atendimentos. Os dados obtidos foram cruzados com informações do SIAB, tabulados e avaliados através de fórmulas e gráficos que mensuraram a Pressão Assistencial e a Frequentação no período de seis meses com Acesso via grupos programáticos e durante o período de seis meses com o Acesso Avançado (consulta em até 48 horas).

Resultados: Uma unidade com alta Pressão Assistencial (PA) e alta Frequentação (F) geralmente se localiza em áreas urbanas e pode representar um défict organizativo, enquanto na área rural predomina uma baixa PA e alta F. Em ambos casos houve alta PA e alta F. Notou-se entretanto uma queda na demanda espontânea que confluiu com um aumento da demanda agendada no modelo de Acesso Avançado privilegiando o Acesso e podendo indicar uma melhora da Gestão da Clínica e maior habilidade em medidas organizativas. Habilidades como demora permitida, gestão do tempo e observação atenta puderam ser aplicadas com mais êxito e sem estresse no Acesso Avançado do que no programático.

Conclusão ou Hipóteses: O Acesso via programas debilita a resposta para as demandas e inabilita a gestão da clínica convergindo para uma APS de baixa qualidade. Acesso Avançado, demanda espontânea, consulta do dia, acolhimento, escuta qualificada nada mais são do que Acessos bem realizados. Este instrumento visa oferecer um recurso de baixa complexidade tecnológica para que o profissional garanta e qualifique seu Acesso


Palavras-chave


Acesso; Pressão Assistencial; Frequentação

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