Estratégia Saúde da Família e promoção a saúde da população idosa

Rita de Cássia Castro de Oliveira

Resumo


Introdução: O envelhecimento populacional é uma grande preocupação do sistema de saúde. A forma como os serviços de saúde se organizam para dar assistência a população idosa tem merecido muitos estudos, a fim de programar ações, que ofereçam uma melhora da qualidade de vida dos idosos. A criação da Estratégia Saúde da Família em 1994 é uma ferramenta primordial para a realização destas ações .

Objetivos: O objetivo do estudo é demonstrar como este modelo de Atenção Primária pode dimensionar suas atividades para este propósito, monitorando as condições de saúde, com ações preventivas e diferenciadas envolvendo saúde e educação, visando a atenção multidimensional e integral.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo de Revisão Bibliográfica da Literatura incluindo-se estudos qualitativos descritivos e analíticos. Para o levantamento foi utilizado o site da Biblioteca Virtual em Saúde www.bvsalud.org, bases de dados LILACS, SCIELO e consulta a documentos oficiais do Ministério da Saúde para o conhecimento da legislação pertinente a Saúde do Idoso destacando o papel das três esferas governamentais. Foram utilizados os seguintes descritores: Assistência a Idosos; Saúde do Idoso; Saúde da Família; Promoção a Saúde; Serviços de Saúde para Idosos; Qualidade de Vida; Saúde do idoso institucionalizado. Foram utilizados trabalhos realizados no Brasil de 2003 à 2011.

Resultados: Os estudos revelaram que o modelo preventivo de saúde dos idosos é um desafio para os profissionais de saúde e para os gestores. Existe deficiência nas políticas de organização de equipes de ESF; falta infraestrutura nas unidades, profissionais com perfil ideal e capacitação dos mesmos. O conceito de qualidade de vida é muito subjetivo o que pode dificultar o início de ações pelas equipes.. É importante considerar os valores de qualidade de vida identificados pelos idosos. A dificuldade encontrada na relação da ESF com o idoso necessita de melhora no planejamento dos serviços, investindo em prevenção, promoção da saúde e utilizando parceiros de outros setores.

Conclusão ou Hipóteses: A Estratégia Saúde da Família representa uma ferramenta importante nas ações que envolvem a saúde dos idosos. Os investimentos realizados pelos gestores precisam ser implementados. Há necessidade de melhora na capacitação das equipes de saúde. A equipe que trabalha com a ESF, deve estar atenta para que seja cumprido o papel delegado por este modelo de Atenção Primária à Saúde.




Palavras-chave


Idoso; Qualidade; Saúde

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.