Situação do diabetes em Belém, Ananindeua, Pará e Brasil

Felipe Costa Klautau, Alan Gomes de Souza Contente, Pedro Albuquerque Rebello, Paulo Jusenir Giacomin Júnior, Rodrigo Costa de Oliveira

Resumo


Introdução: O Diabetes configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência da doença.

Objetivos: O objetivo consiste em identificar a prevalência do Diabetes em Ananindeua (PA) e correlacionar os valores encontrados com a prevalência da doença em Belém, no Estado do Pará e no Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizado no período de agosto de 2011, este trabalho trata-se de um artigo de pesquisa e revisão de literatura acerca de publicações, artigos e documento feitos, frente ao objeto “Situação da Diabetes em Ananindeua, Belém, Pará e Brasil”. Buscaram-se dados nas bases de dados LILACS, SciELO e BvS através de descritores: Diabetes, Brasil, incidência, prevalência, Belém, Pará, Ananindeua. As publicações escolhidas foram analisadas e submetidas a leitura superficial e profunda para posterior escolha dos trechos de interesse e categorização temática.

Resultados: Estimativas da Organização Mundial da Saúde constataram que mais de 250 milhões de pessoas têm diabetes. Quando se trata do Brasil, cuja população atual consiste, segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, em 190.732.694 pessoas, o número de diabéticos representa 3,98%. No Pará, das 7.443.904 pessoas, aproximadamente 2% da população é portadora de diabetes. Em Belém, dos 1.351.618 habitantes, 18.000 pessoas sofrem de diabetes, o que corresponde a uma porcentagem de 1,33% do total da população. Comparando com o Estado, Belém concentra 12,08% do total de pacientes diabéticos. Em Ananindeua, 2,1% da população é portadora de diabetes, números que se encaixam na média mundial.

Conclusão ou Hipóteses: De fato, concluiu-se que a prevalência da diabetes mantém números semelhantes no Brasil, no Pará, em Belém e em Ananindeua. Tanto no país, quanto no Estado e nas cidades estudadas, o índice da prevalência do Diabetes manteve-se entre 2 e 4%. Tal fato demonstra uma relevante concentração dos brasileiros portadores de Diabetes em Belém e Ananindeua.



Palavras-chave:


Palavras-chave


Diabetes; Belém e Ananindeua; Pará e Brasil

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.