Estudo de caso: família de classe popular

Debora Pongitori Gifoni, Eduardo de Sousa Gomes

Resumo


Introdução: Conhecer o funcionamento da família, característica e contexto é fundamental para planejamento. Saúde da família difere de saúde dos membros, sistema família é maior que soma de partes. Entender processos sociais, problemas, analisar obstáculos, situações bem-sucedidas e construir teoria, são alvos do estudo. Instrumentos aplicados: Genograma, Histórico Famíliar, APGAR, PRATICE e Eco-mapa.

Objetivos: Geral: Realizar o estudo de caso de uma família. Específicos. Identificar os vínculos existentes entre os membros da família; Determinar aspectos positivos e problemas existentes dentro do contexto familiar; Identificar os equipamentos e relações que compõe a rede de apoio social da família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo de caso com análise do objeto, aprofundando a realidade social. Realizado na Comunidade do Dendê, em Fortaleza- CE, em outubro e novembro/2012, durante visitas à família estudada. Dados colhidos com a paciente índice, sem aplicação de formulários. Foi elaborado o histórico familiar e utilizados como instrumentos: Genograma, sendo representação gráfica familiar; APGAR, determina a funcionalidade da família; PRATICE que organiza o atendimento familiar, facilita coleta de dados, entendimento do problema e elaboração do diagnóstico e plano de intervenção e Eco-mapa, sendo este a visão ampliada da família e da rede de apoio.

Resultados: F.H.S., doméstica, 50a, maranhense, reside em casa própria de alvenaria e 5 comodos,à R.Otávio Rocha, 401, E.Queiroz. Filha de M.A.S, falecida por câncer (2008). 7ª de 16 irmãos, distantes. Primeiro cônjuge, M.S. tem Fabiana, 28a e Viviane, 26a. Avó de G.S., 07 a, J.V.S., 09a e D.S., 05a. União conflituosa com J.P., 48a, com ele tem Josué, 19a. Nega patologias crônicas, medicação tabagismo, etilismo. Trabalha na lanchonete, em casa há 02a. Sai pra compras e Igreja, relações sociais limitadas, nega atividade física, restrição alimentar. Atendimento de saúde fora do bairro. Família classe popular, reconstituída, estágio tardio. Núcleo familiar desintegrado e severamente disfuncional.

Conclusão ou Hipóteses: Apresentar a rede de apoio comunitário, favorecer a inserção dos membros em grupos locais, atividades recreativas e de lazer contribuem para ampliar a rede de apoio familiar e melhorar a afetividade e relações sociais. A análise do núcleo familiar suscita atenção especial e aplicação de intervenções prioritárias eleitas com o estudo, bem como o acompanhamento longitudinal dos resultados.





Palavras-chave


Estudo Caso; Família; Popular

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.