Experiência de combate ao tabagismo em uma equipe de Atenção Primária

Antonio Marcio Nogueira Filho, Lucas Rodrigues Ribeiro de Castro, Pedro Henrique Horta Freitas, Roselini Cardoso Reis, Werley Magalhães de Carvalho

Resumo


Introdução: O tabagismo é um grande problema em todo o mundo, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. No Brasil ocorrem cerca de 200000 óbitos por ano decorrentes do tabaco. O cigarro possui mais de 4000 substâncias químicas e a nicotina causa dependência física e psíquica, o que acarreta em mais de 50 patologias já relacionadas ao fumo.

Objetivos: Verificar a eficácia da cessação do tabagismo através da abordagem em grupo de pacientes do Centro de Saúde Minas Caixa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Através de uma lista que se encontrava na recepção, diversos pacientes se inscreveram espontaneamente para participarem do grupo. Estes foram avaliados clinicamente através do questionário de Fagestrom e do grau de motivação para parar de fumar. Foram selecionados 12 pacientes de grau comtemplativo com escores de média ou alta dependência à nicotina. A Equipe foi formada por um médico, uma enfermeira, uma psicóloga, uma nutricionista e uma farmacêutica. Foram realizados 4 encontros semanais, de uma hora e meia, 4 encontros quinzenais e um último mensal. Para os pacientes de alto grau de dependência fora prescrito Bupropiona e para os de grau médio apenas os adesivos de nicotina.

Resultados: A partir do terceiro encontro todos os pacientes já estavam sem fumar. No quarto encontro todos permaneceram sem fumar. Após 15 dias, no quinto encontro, compareceram 6 pacientes, todos sem fumar. Esse grupo foi mantido até o último encontro, com abandono total do tabagismo, recebendo alta para acompanhamento com as Equipes de Saúde da Família. Obtivemos, assim, ao final do grupo proposto, uma taxa de abandono de 50%, levando-se em consideração a abordagem cognitivo-comportamental, trocas de experiências, tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Foi de fundamental importância a participação da equipe multiprofissional previamente treinada para a abordagem do tabagismo.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados do grupo de tabagismo são satisfatórios em relação ao abandono do cigarro. Nem todos os pacientes conseguiram completar o trabalho, mas observou-se que todos os pacientes que aderiram corretamente ao grupo tiveram resultados positivos.




Palavras-chave


Tabagismo; Grupos Operativos; Atenção Primária

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.