Experiência de educação popular com alunos do ensino fundamental acerca do dengue

Raiza Cansian Tuão, Roney Mendonça dos Santos, Tânia Mara Machado

Resumo


Introdução: A Dengue tornou-se uma preocupação para a saúde pública. Estima-se que cerca de 40% da população mundial esteja sob o risco de contrair a doença. Diante deste cenário, entendemos a importância de combatê-la e parte fundamental disso se dá através da educação popular, mostrando os mecanismos de contágio, reprodução do mosquito, sintomatologia e medidas eficazes contra o Dengue.

Objetivos: Relatar, enquanto acadêmicos de medicina, nossa experiência no desenvolvimento da campanha contra o Dengue dentro da comunidade, contemplando diferentes faixas-etárias, desde crianças até adolescentes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo foi do tipo relato de experiência, tendo como cenário algumas Escolas de Ensino Fundamental em Vitória-ES. Contou com a autorização dos discentes responsáveis através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Houve intervenção ativa dos acadêmicos de medicina através de jogos, exposição de banner e palestras. Os alunos foram abordados com perguntas de conhecimentos gerais sobre a doença, com estímulo à participação. Foi aplicado questionário antes e depois, avaliando os resultados obtidos. Em um outro momento, fomos convidados para transmitir a experiência à um grupo de líderes comunitários, agentes de saúde, conselheiros de saúde, enfermeiros e médicos.

Resultados: A análise dos dados revelou que 75% dos alunos sabem como se evitar o Dengue; 85% conhecem as características do agente transmissor; e a maioria também conhece quais os sintomas da doença. São esses tópicos já eficazmente trabalhados em campanhas governamentais e por isso os alunos não tiveram dificuldades em responder. Entretanto, existem temas ainda pouco abordados nas campanhas veiculadas na mídia, como por exemplo, questões sobre a existência de vacina contra a doença e aos tipos de Dengue. Nessas questões os alunos mostraram dificuldades em responder, e foi esse o ponto bastante frisado no Encontro de Educação Popular, no qual relatamos nossa experiência para os profissionais da saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados obtidos, tanto na campanha desenvolvida com os alunos da rede pública de Vitória-ES quanto na apresentação do trabalho no Encontro de Educação Popular, nos mostraram que as campanhas contra o Dengue não estão sendo totalmente eficazes. Pontos importantes, como medicamentos e novidades sobre a doença, não são abordados. É preciso um outro olhar contra o Dengue.






Palavras-chave


Dengue; Educação Popular; Campanhas contra o Dengue

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.