"Mamaço"

Maria Janine Lino e Macêdo

Resumo


Introdução: Dentro do projeto "Mamãe/Bebê, do Centro de saúde "Novo Aarão Reis",surgiu a idéia de realização de um evento que contemplasse nossas 60 "mães doadoras"de leite materno para a Maternidade "Odete Valadares".

Objetivos: Confraternizar, agradecer e incentivar o aleitamento materno exclusivo do bebê, o maior tempo possível,e doar o leite excedente destas mães para alimentar os recém-nascidos prematuros da Maternidade"Odete Valadares"

Metodologia ou Descrição da Experiência: O "Mamaço" foi idealizado há muito tempo mas, ganhou "corpo" quando uma de nossas ACS, acadêmica de Serviço Social,abraçou o evento e sensibilizou toda equipe para a realização do mesmo.O nosso primeiro desafio foi angariar recursos para a sua realização. Compramos uma TV e rifamos. Com o dinheiro pagamos a TV e realizamos o "Mamaço", na sala de reunião que foi, maravilhosamente decorada, por uma moradora de nossa área.Contratamos um "biffet",mandamos confeccionar 130 sandálias personalizadas com o evento e, as fotos foram feitas por um fotógrafo, digamos, "amigo do CSNAR" além dos diplomas de "Mães Doadoras".

Resultados: Realização do "Mamaço" em 13/12/12 com a presença de 60 mães doadoras(temos hoje 73) com seus bebês, alguns pais e gestantes potencialmente doadoras.Diplomação e homenagem à estas mães, entrega da sandália personalizada que culminou com o momento da foto de todas elas, amamentando os seus filhos, um verdadeiro espetáculo de amor.

Conclusão ou Hipóteses: Continuamos investindo no projeto , em 2012,mandamos para a maternidade referida 170 litros de leite materno que, contribuiram para salvar a vida de vários recém-nascidos prematuros...Queremos expandir o projeto para outras unidades garantindo assim, que cada dia mais, "vidinhas" sejam salvas.


Palavras-chave


Doação; Parceria; Vida

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.