Tuberculose pulmonar em Manguinhos: perfil clínico e qualidade dos registros

Mariza Miranda Theme Filha, Regina Paiva Daumas, Luciana Correia Alves, Beatriz Consuelo Quinet Leimann, Elyne Montenegro Engstrom

Resumo


Introdução: A vigilância da tuberculose tem por objetivo conhecer os casos da doença, orientar as ações de controle para a interrupção de sua transmissão e avaliar o resultado dessas ações. A boa qualidade dos registros, tanto nas fontes primárias (prontuários) quanto nas secundárias (sistemas de informação) é fundamental para um diagnóstico de situação acurado.

Objetivos: Este estudo teve por objetivos: 1) descrever o perfil dos casos novos de tuberculose atendidos em um centro de Atenção Primária à Saúde (APS); e 2) avaliar os resultados do tratamento e a qualidade do registro no prontuário médico das informações necessárias à vigilância da tuberculose.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo de 170 casos novos de tuberculose pulmonar acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família e por médicos do Centro de Saúde Escola da ENSP/FIOCRUZ no período de 2004 a 2008, quando este era a única unidade de Atenção Básica no bairro de Manguinhos. Analisaram-se as variáveis sociodemográficas, comorbidades, efeitos adversos e dados clínico-laboratoriais, a partir da consulta à base de dados do SINAN e aos prontuários dos pacientes Paralelamente, foi analisada a qualidade dos registros nos prontuários médicos que subsidiam a vigilância epidemiológica.

Resultados: A maioria dos casos era de adultos jovens (1/3 dos casos na faixa etária de 20-29 anos) e do sexo masculino (65,3%). Em menos de um terço dos prontuários examinados estavam registradas informações sobre escolaridade (29%) e ocupação (22%). Daqueles com escolaridade conhecida, 34% tinham menos de 4 anos de estudo. A AIDS foi referida como comorbidade em 8,2% dos casos. Porém, o resultado de sorologia para HIV estava registrado em menos da metade dos prontuários. A baciloscopia diagnóstica foi realizada em mais de 85% dos casos e 69,4% tiveram resultados positivos. Eventos adversos foram registrados no prontuário de 22,9% dos pacientes. Houve 24,7% de abandono e 71,2% de sucesso do tratamento.

Conclusão ou Hipóteses: Manguinhos apresenta uma alta incidência de tuberculose com elevada proporção de abandono de tratamento. O enfretamento do abandono deve levar em conta, por um lado, os fatores associados aos hábitos e crenças do paciente, e por outro, a forma como o serviço de saúde se organiza para realizar o seu cuidado. A qualificação dos registros é essencial para integrar vigilância e atenção à saúde.




Palavras-chave


Tuberculose; Vigilância Epidemiológica; Registros Médicos

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.